Notícias

Grupo técnico discute sobre preservação do Sítio Histórico

Proposta é capacitar restauradores e estabelecer parcerias com os moradores

Publicado por: Secom, em: 20/06/18 às 15:41

Crédito das fotos: Alice Mafra

As equipes de preservação que atuam no Sítio Histórico de Olinda participaram, nesta quarta-feira (20.06), de um seminário de capacitação para alinhar a qualidade do serviço prestado à população. O encontro, realizado no Teatro do Bonsucesso, contou com a orientação de arquitetos, arqueólogos e especialistas em restauro de peças históricas. A proposta é de promover uma reciclagem na educação patrimonial, estabelecendo uma parceria também com os moradores.

No enfoque da qualificação estão os reeducandos do sistema prisional que já atuam nessa área. Entre as atividades diárias estão limpeza, pintura, poda de árvores, reparos na iluminação, rede hidráulica e demais serviços necessários nas vias da Cidade Histórica. O time garante o asseio e o bem estar de quem circula, reside e também os turistas que visitam o local diariamente. O conteúdo programático incluiu também a segurança do trabalho e orientações sobre o relacionamento.

Segundo a secretária-executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca, o trabalho é primordial. “Trabalhar no Sítio Histórico é diferente do restante da cidade. Existe um cuidado para evitar a descaracterização, a perda da vegetação e do valor simbólico que cada ponto representa. A educação patrimonial é algo que deve estar ao alcance de todos nós”, explicou. A ideia é de que seminários deste porte sejam realizados com frequência. “Queremos sempre fazer o melhor e estamos aqui para aprender mais”, disse um dos alunos.

Pular para o conteúdo