Publicado por: Secom, em: 11/02/18 às 16:34Guarda Municipal de Olinda monitora com câmeras o Carnaval
Com 20 equipamentos espalhados por pontos estratégicos da cidade
Funciona na Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao prédio da Prefeitura de Olinda, a Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento. Contando com 20 câmeras, espalhadas por pontos estratégicos da cidade, o equipamento permite que guardas municipais recebam imagens em tempo real e se comuniquem diretamente com patrulhas nos pontos de folia. São 80 profissionais da Guarda trabalhando no Carnaval para que os olindenses, turistas, do Brasil ou de outros países, se sintam ainda mais seguros.
O secretário de segurança, Pereira Neto, explica que denúncias também podem ser recebidas no local. “Temos guardas aqui no monitoramento das câmeras e para atender ao público. Também estamos recebendo documentos perdidos. Quem encontrar pode deixar na Base, que o documento será encaminhado para Delegacia Interativa, para o cadastramento dos achados e perdidos”, afirmou Pereira.
A Delegacia Interativa fica instalada na sede da Secretaria de Segurança Urbana, localizada na Rua Siqueira Campos, no Varadouro, operando 24 horas. O espaço atende pessoas que tenham documentos ou pequenos pertences extraviados, recepcionando documentos achados, bem como preenchendo Boletim de Ocorrência relativo a documentos perdidos. Em duas semanas, incluindo a última das prévias, Pereira Neto informa que já são 456 documentos guardados.
Os agentes de segurança também incorporam o efetivo da Ciatur e desenvolvem atividade de patrulhamento a pé, nos locais de maior concentração de foliões, como forma de prevenção à prática de ilícitos.