Notícias

Guarda Municipal de Olinda participa de capacitação sobre a Lei Maria da Penha

Servidores de vários municípios também estiveram na ação que integra o Agosto Lilás

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 11/08/21 às 14:42

A Guarda Municipal de Olinda participou de uma capacitação nesta quarta-feira (11.08) centrada na Lei Maria da Penha. A iniciativa, que integra o Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher, teve como foco a implantação da Patrulha Maria da Penha, em curso na cidade. Também participaram servidores de cidades como Tracunhaém, Camaragibe, Ipojuca, Goiana e Jaboatão.

O momento foi ministrado pelas delegadas da Polícia Civil Fabiana Leandro e Mariana Vilasboas, ambas integram o Departamento de Polícia da Mulher. 

O evento, seguindo todos os protocolos contra Covid-19, realizado no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, foi promovido por duas pastas olindenses: a Secretaria de Segurança Cidadã e também a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Os temas abordados, envolvendo a Lei Maria da Penha, que está completando quinze anos, passaram por várias nuances específicas sobre o tema. Como abordagem policial, relações envolvendo a violência doméstica, atendimento na delegacia e acolhida profissional humanizada.

“Orientação à mulher em situação de violência é uma obrigação nossa. A mulher precisa ser devidamente atendida, acolhida e informada de todos os seus direitos”, frisou Mariana Vilasboas.

A delegada Fabiana Leandro pontuou a importância de todas as esferas de poder na implementação efetiva de políticas públicas. “A iniciativa da Prefeitura de Olinda de trazer a Patrulha Maria da Penha é muito importante. É fundamental o acompanhamento das medidas protetivas para dar efetividade para a lei”, reconheceu.

Ela ainda lembrou que Olinda, em Pernambuco, foi a primeira cidade a ter funcionando 24 horas por dia um local de apoio. Se trata do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Márcia Dangremon, que passou a ter esse horário ampliado na gestão do prefeito, Professor Lupércio.

Dentre os gestores municipais, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Lívia Álvaro, o secretário de Segurança Cidadã, Pereira Neto, e  a secretária de Governo, Maria do Carmo Batista. Além da secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos, Verônica Brayner, do secretário executivo de Segurança Urbana, Guilherme de Melo, e do secretário executivo de Planejamento em Segurança Cidadã, Cristiano Arruda. Também contou com a parceria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Lívia Álvaro reforçou a importância do trabalho preventivo. “Temos uma gestão sensível e que tem no cuidado com a mulher uma prioridade. É um trabalho que precisa ser integrado, de proteção, de cuidado diário”, explicou, antes de concluir afirmando que esse é um norte determinado pelo prefeito, Professor Lupércio.

 

Pular para o conteúdo