Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Animal silvestre foi encaminhado ao centro de reabilitação da CPRH e deverá ser reintegrado ao habitat natural após tratamento

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Na manhã desta sexta-feira (12), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Olinda (GACO) realizou o resgate de um filhote de gavião-carijó (Rupornis magnirostris), encontrado por moradores no bairro do Sítio Fragoso com um ferimento em uma das asas.

Após ser resgatado e receber os primeiros cuidados, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS – Tangará), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde passará por avaliação veterinária, período de quarentena e tratamento adequado. Caso apresente condições, o gavião será posteriormente reintegrado ao seu habitat natural.

Secretaria de Segurança Cidadã

O gavião-carijó é uma das aves de rapina mais comuns no Brasil e possui presença significativa em áreas urbanas, inclusive em Olinda. Apesar da proximidade com centros urbanos, trata-se de uma espécie silvestre protegida por lei.

A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda reforça que animais silvestres não devem ser capturados, mantidos em cativeiro ou sofrer maus-tratos

Em casos semelhantes, a recomendação é acionar os órgãos competentes, como a Guarda Civil Municipal de Olinda ou a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), que possuem equipes treinadas para lidar com esse tipo de situação.

A população pode entrar em contato com o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Olinda pelo telefone (81) 99204-3649.

 

Notícia rápida

Categorias