Notícias

Guardas Municipais de Olinda participam de curso de manejo de Fauna Silvestre

Capacitação é promovida pela Agência Estadual a partir desta quarta-feira (21)

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 19/12/22 às 13:55

Integrantes do Grupamento Ambiental do município de Olinda participarão nesta quarta-feira (21) do II Curso de Manejo de Fauna Silvestre, ministrado no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará). A capacitação, promovida pela Agência Estadual, objetiva orientar os profissionais do grupamento nas operações de resgates de animais silvestres, encontrados em diversas situações na Marim dos Caetés.

O curso tem carga-horária de oito horas, e é realizado em parceria com a coordenação do Projeto Jacaré, desenvolvido pela equipe do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR) da UFRPE. Dividida em duas etapas, a capacitação sobre jacarés, também chamado aligátor e caimão, será ministrada pela coordenadora do Projeto Jacaré, a bióloga, médica veterinária, pesquisadora do CNPq, membro do IUCN SSC Crocodile Specialist Group e doutora Jozélia Correia, especialista em assuntos crocodilianos, que repassará informações teóricas e práticas sobre o manejo do réptil.

Enquanto que o biólogo e chefe do setor de Reabilitação do Cetras, Yuri Marinho, conduzirá os brigadistas no manejo correto de aves, mamíferos e répteis (serpentes e iguanas). Os guardas municipais ambientais são os responsáveis pelo resgate de animais silvestres, trabalho que requer muita técnica para preservar a integridade física da pessoa e do animal resgatado.

Segundo o subinspetor Alves, coordenador do Grupamento Ambiental (GACO), já foram capacitados 19 integrantes da Guarda Civil Municipal no I Curso de Manejo e agora mais 20 estarão aptos para resgate das mais variadas espécies de animais silvestres.

“Priorizar a capacitação dos guardas municipais, dos diversos grupamentos, é fundamental para que possamos entregar serviços de qualidade para a população, que a cada dia busca atendimento de suas demandas, não só na questão da segurança, mas em outras áreas também”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Pereira Neto.

Pular para o conteúdo