Publicado por: Secom, em: 20/06/17 às 17:54Historiador Cultural lança livro de coco em Olinda
O evento aconteceu nesta terça-feira (20.06), na prefeitura
O coco, ritmo genuinamente da cultura popular nordestina, se faz presente em todas as épocas do ano para enaltecer a tradição, e nesta terça-feira (20.06) é celebrado o dia Municipal do Coco. Para celebrar a data foi lançado o livro Pedagogia do Coco do escritor e coquista, José Ataíde. O evento aconteceu no salão da Prefeitura de Olinda com a presença do Secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, do Secretário Executivo, Fred Nóbrega e de representantes do segmento cultural.
De acordo com Ataíde, a proposta foi elaborar informações mais contidas para que coubesse em forma de cartilha, mas que ao mesmo tempo, expusesse a história, pesquisa, apogeu, decadência, letras de músicas e até partituras do coco. Além disso, há fotos de apresentações do escritor. “O nome pedagogia faz referência à ideia de ensinar, de passar uma metodologia para quem não conhece o coco e servir de registro para os que já conhecem”, ressaltou o autor.
José Ataíde destacou ainda a importância da contribuição da educação patrimonial para os mais jovens. “Estou feliz com lançamento é o que mais gosto de fazer”.
Um dos coquistas presente, Pacheco Cantador, resumiu que a cartilha é uma vitória para o coco e, é importante para somar na luta da tradição cultural para nossa cidade. Durante a cerimônia, após ser exibido um documentário sobre personagens importantes do coco, o Secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral, informou que além de estarem à venda nas principais livrarias, as cartilhas serão entregues para os estudantes na rede municipal de ensino.
“Isso é um grande registro documentado para o futuro, não apenas o coco na tradição da prática, mas para assegurar que a cultura não morra e Ataíde como pesquisador e historiador deixa isso para nós e para resistência na cultura popular”, enalteceu Gilberto.