Notícias

Horta comunitária é inaugurada no Núcleo Infantil de Integração de Olinda

O espaço, em Rio Doce, faz parte das terapias para as crianças com autismo atendidas pela gestão municipal

Publicado por: Alice Mafra, em: 05/04/23 às 12:47

Coentro, salsa, cebolinha e batata doce são algumas dos alimentos que já estão crescendo na nova Horta Comunitária do Núcleo Infantil de Integração (NIDI). O espaço faz parte das terapias que o serviço oferece para as crianças autistas olindenses. O projeto “Plantando e Aprendendo” é administrado pela Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda. O espaço que fica localizado na Vila Olímpica de Rio Doce, e funcionará no mesmo horário que o NIDI.

As crianças estão fazendo parte de todo o processo desde o plantio, até a colheita. Uma das atividades proposta é gerir o ambiente, regando e adubando, para assim ver, bem de perto, o crescimento semanalmente. No futuro, os vegetais dali serão incluídos também nas suas alimentações.

Além disso, o ambiente conta com pássaros domésticos (periquito-australiano) e coelhos, para que os meninos e meninas possam lidar também com o cuidado e manejo dos animais. O que ajuda os pequenos na socialização tanto com os animais, quanto com as outras crianças.

Para as mães, esse espaço é um adicional positivo na vida dos seus filhos. “Aqui, os meninos podem aprender brincando. Para eles é muito bom ver e sentir a natureza na prática”, conta Dayana, moradora de Rio Doce e mãe de Lucas Henrique, de 6 anos. “Meu filho faz todos os tratamentos que ele precisa aqui, no NIDI. Esse espaço é um presente para nossa família”, completa.

Para a gestão municipal, o espaço será uma ferramenta de sucesso. “Vamos inserir ensinamentos importantes aqui na horta. Como, por exemplo, rotina, limites, atenção. Respeitando o tempo e o espaço de cada criança”, afirma o Secretário Executivo de Esportes e Juventude de Olinda, Clayton Correia.

Pular para o conteúdo