Publicado por: Redação Secom, em: 23/07/21 às 10:14Idosos de Olinda perto de ganhar clínica exclusiva
Espaço vai funcionar na Avenida Presidente Kennedy, com atendimento especializado
Imagem feita antes da pandemia.
Os idosos de Olinda estão perto de ganhar uma clínica exclusiva. A Coordenação de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa já tem o imóvel definido e está providenciando os equipamentos para deixar tudo pronto no espaço que vai funcionar na Avenida Presidente Kennedy e contará com todo atendimento para este público, com direito a geriatra, fisioterapia e atendimento psicossocial, entre outros.
Enquanto a clínica não é inaugurada, esse público é atendido tanto na rede de atenção básica quanto na especializada. Os vovôs e vovós olindenses são cuidados de acordo com o grau de autonomia. Quem tem boa mobilidade pode ser recebido na unidade de Jardim Fragoso, que tem a especialidade de gerontologia. Quem não pode sair de casa é recebido por uma equipe de saúde que faz o acolhimento e toma as providências necessárias. Mesmo se ele residir numa área não coberta pela atenção básica, a rede especializada faz o encaminhamento.
Outro serviço prestado pelo município é a confecção da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Tanto nas unidades básicas quanto especializadas ela é preenchida com ajuda das equipes. Se for uma pessoa idosa com dificuldade de locomoção, o cuidador pode substituí-la, basta ir à unidade com um documento de identificação do paciente e uma foto 3×4.
“A caderneta é um prontuário particular, expedida pelo Ministério da Saúde, que, inclusive, substitui a caderneta do programa vacina comum”, explica o coordenador de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa de Olinda, Jairo Santos. Esse documento é garantido por lei e permite o registro e acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações como dados pessoais, sociais e familiares, além das condições de saúde do idoso e seus hábitos de vida.
Olinda também tem uma lei exclusiva para os idosos, sancionada pelo prefeito, Professor Lupércio, em 2019. Ela rege o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Olinda (Comdio). A tarefa desse conselho é formular, fiscalizar, coordenar, supervisionar e avaliar a política municipal do idoso. Esse conselho é composto por dez membros efetivos.