Notícias

Idosos de Olinda perto de ganhar clínica exclusiva

Espaço vai funcionar na Avenida Presidente Kennedy, com atendimento especializado

Publicado por: Redação Secom, em: 23/07/21 às 10:14


Imagem feita antes da pandemia.

Os idosos de Olinda estão perto de ganhar uma clínica exclusiva. A Coordenação de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa já tem o imóvel definido e está providenciando os equipamentos para deixar tudo pronto no espaço que vai funcionar na Avenida Presidente Kennedy e contará com todo atendimento para este público, com direito a geriatra, fisioterapia e atendimento psicossocial, entre outros.

Enquanto a clínica não é inaugurada, esse público é atendido tanto na rede de atenção básica quanto na especializada. Os vovôs e vovós olindenses são cuidados de acordo com o grau de autonomia. Quem tem boa mobilidade pode ser recebido na unidade de Jardim Fragoso, que tem a especialidade de gerontologia. Quem não pode sair de casa é recebido por uma equipe de saúde que faz o acolhimento e toma as providências necessárias. Mesmo se ele residir numa área não coberta pela atenção básica, a rede especializada faz o encaminhamento.

Outro serviço prestado pelo município é a confecção da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Tanto nas unidades básicas quanto especializadas ela é preenchida com ajuda das equipes. Se for uma pessoa idosa com dificuldade de locomoção, o cuidador pode substituí-la, basta ir à unidade com um documento de identificação do paciente e uma foto 3×4.

“A caderneta é um prontuário particular, expedida pelo Ministério da Saúde, que, inclusive, substitui a caderneta do programa vacina comum”, explica o coordenador de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa de Olinda, Jairo Santos. Esse documento é garantido por lei e permite o registro e acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações como dados pessoais, sociais e familiares, além das condições de saúde do idoso e seus hábitos de vida.

Olinda também tem uma lei exclusiva para os idosos, sancionada pelo prefeito, Professor Lupércio, em 2019. Ela rege o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Olinda (Comdio). A tarefa desse conselho é formular, fiscalizar, coordenar, supervisionar e avaliar a política municipal do idoso. Esse conselho é composto por dez membros efetivos.

Pular para o conteúdo