Notícias

Jovem olindense cria aplicativo inovador sobre a Covid-19

O usuário tem acesso a informações no enfrentamento e na prevenção da Covid-19

Publicado por: Secom, em: 01/06/20 às 12:23

Por Pedro Morais

O aplicativo pernambucano “InfoCovid19” é mais uma ferramenta poderosa na luta do novo coronavírus. O app reúne várias informações a respeito da Covid-19 e já está disponível para download nas plataformas digitais. A ferramenta foi desenvolvida pelo jovem olindense Jeovani Cipriano, que atualmente cursa Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco e faz estágio na Secretaria Municipal de Saúde.

O usuário do aplicativo tem acesso a informações importantíssimas no enfrentamento e na prevenção da Covid-19. O cidadão também tem a oportunidade de ajudar a combater as fake news e evitá-las. O usuário pode checar se uma notícia é falsa ou verdadeira dentro do próprio App.

A plataforma conta com um sistema de rastreamento das Unidades de Saúde especializadas no tratamento da Covid-19, através do GPS que está incorporado ao App. Os pacientes que foram curados da Covid-19 podem fazer seu relato e encorajar as pessoas de que é possível vencer a doença.

Os sintomas, dicas de prevenção, ombro amigo “espaço de escuta e acolhimento” e doações para pessoas necessitadas estão disponíveis no App.

“Meu maior objetivo com esse aplicativo é ajudar o próximo. Várias pessoas ainda têm dúvidas em relação a Covid-19. E na plataforma os usuários podem tirar essas dúvidas, realizar depoimentos e combater as fakes”, esclarece Jeovani.

Reconhecimento

Na época do Ensino Médio, Jeovani com sua equipe criou um famoso aplicativo contra o Aedes aegypti. A iniciativa foi reconhecida pelos governos municipal, estadual e federal. No mês de janeiro de 2018 o jovem foi convidado para participar de uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.

O projeto foi levado para fora do Brasil para participar de campeonatos mundiais. O primeiro ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, na ocasião o projeto ganhou em primeiro lugar, em uma disputa com 274 projetos da América Latina. Posteriormente, o estudante participou de uma feira mundial de Tecnologia em Cancún, no México, onde mais uma vez saiu ganhador e recebeu passagens e credenciais para participar de um Congresso na Argentina.

Mas não para por aí, recentemente Jeovani Cipriano recebeu um convite do Google para mostrar sua iniciativa na Califórnia, nos EUA.

Pular para o conteúdo