Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 05/07/23 às 17:20Leilão da PPP de modernização da iluminação de Olinda acontece nesta sexta-feira
Sessão organizada pela Caixa Econômica, com empresas participantes da PPP, será realizada na bolsa de valores, em São Paulo
Nesta sexta-feira (7), o município de Olinda participa de mais um importante passo na consolidação do projeto de modernização da iluminação pública da cidade. Trata-se do leilão referente à Parceria Público-Privada (PPP), que acontece na sede da bolsa de valores, B3, em São Paulo. O prefeito, Professor Lupércio, ao lado de secretários e gestores municipais, vai participar do encontro, voltado para melhoria da infraestrutra, geração de renda e qualidade de vida da população.
A iniciativa prevê a substituição, dos mais de 26 mil pontos de iluminação pública no município, por lâmpadas de tecnologia LED. A opção é mais sustentável e eficiente. A mudança deve proporcionar uma economia no consumo de energia de 67% e redução na emissão anual de mais de 1,1 mil toneladas de CO2. Também estarão presentes na sessão, o representante de programas de PPP, da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcante; o vice-presidente de Governo, Marcelo Bomfim; e a vice-presidente do agente operador, ambos da Caixa Econômica Federal, Luciola Vasconcelos.
A Parceria Publico-Privada também prevê a realização de projetos de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural – como a Catedral Metropolitana da Sé, Igreja da Misericórdia, Praça do Alto da Sé, entre outros –, além da implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular.
Durante os 13 anos do contrato serão investidos, somados, cerca de R$ 73 milhões, com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes, promovendo um melhor aproveitamento de espaços públicos a noite, principalmente em locais históricos do município. Tudo isso vai aprimorar a estrutura do centro urbano e trará mais segurança à população, melhorando os serviços prestados e promovendo economia significativa aos cofres públicos.