Publicado por: Secom, em: 06/06/18 às 12:05Mais 200 moradores de Olinda iniciam maratona de qualificação para o mercado de trabalho
Programa Qualifica Jovem chega a sua terceira edição trazendo novidades para o público
Tem início, nesta quarta-feira (6), a terceira edição do Qualifica Jovem Olinda, iniciativa promovida pela gestão municipal, em parceria com diversas instituições. O projeto oferece qualificação profissional gratuita, focada na inserção de jovens sem experiência no mercado de trabalho. Ao todo, 200 alunos terão a oportunidade de participar das aulas, que acontecem todas as quartas-feiras, no auditório da Secretaria de Educação, no Varadouro. Para os estudantes, o curso sinaliza aprendizado, a chance de conseguir uma vaga em empresas, além da perspectiva de um futuro melhor.
O conteúdo programático é apresentado por instrutores do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE/PE), envolvendo diversas temáticas. Entre os tópicos estão administração do tempo, autoconfiança, estímulo à leitura, dicas para o processo seletivo e produção do currículo, entre outros. De acordo com o coordenador de Juventude de Olinda, Adriano Diniz, a expectativa é de repetir o sucesso das últimas edições. “Hoje estamos com vários jovens trabalhando e tendo a chance de ajudar as suas famílias, a maioria sem renda”, ressaltou.
O Qualifica Jovem conta também com a integração de portadores de deficiência, abrindo portas para o primeiro estágio. Durante as aulas é disponibilizado um intérprete de libras, capacitado para encurtar qualquer distância. Os alunos oriundos de comunidades com maior vulnerabilidade social têm o transporte gratuito, de ida e volta. Entre as novidades desta etapa, a Zeca’s Sorvetes (empresa parceira) já garantiu o lanche gratuito para os garotos e garotas. A previsão é de que as aulas sigam até o final do mês de julho, culminando com uma cerimônia de formatura e entrega de certificados.
A expectativa era grande para o estudante Everton Barros, 16, morador do bairro de Peixinhos. Ele cursa o 1º ano do Ensino Médio e realizou a inscrição buscando uma oportunidade de trabalho. “Quero mostrar que sou capaz. Estou com a esperança de que tudo vai dar certo”, disse. O mesmo sentimento estava estampado no rosto de Bruna Ferreira, 17, que veio do bairro de Rio Doce. “Estou concluindo os estudos na escola, mas quero fazer faculdade de medicina. Vou trabalhar para tornar meu sonho possível”, contou. O programa Qualifica Jovem Olinda possui parcerias com empresas privadas e órgãos públicos, realizando uma ponte entre a juventude e o mercado profissional.