Publicado por: Redação Secom, em: 04/10/23 às 13:22Mata do Passarinho comemora 25 anos integrada à Academia
Reserva funciona como uma extensão para cursos de graduação e pós-graduação em Gestão Ambiental
A comemoração dos 25 anos da Reserva de Floresta Urbana Mata do Passarinho teve a marca da integração entre o Poder Público e a Academia. Isso porque e espaço recebeu alunos dos cursos de graduação e mestrado em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que farão da Mata uma espécie de extensão das salas de aula.
“A Mata do Passarinho está sempre aberta para oferecer conhecimento sobre o meio ambiente para crianças, jovens e adultos. E é importante para nós essa relação com alunos de várias instituições para conhecer esse espaço que, ao mesmo tempo, funciona como lazer e preservação”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
“Os alunos dos cursos de Gestão Ambiental têm a parte teórica em sala de aula e colocarão em prática aqui na Mata do Passarinho. Estamos trabalhando de forma bem integrada”, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente de Olinda, Rodrigo Cardoso.
A comemoração também teve alunos da Rede Municipal de Olinda, que participaram de uma trilha ecológica, além de representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, como a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).
Para a próxima semana está programada uma comemoração especial para o Dia das Crianças, com trilha ecológica e peças com conteúdo ambiental, além de brincadeiras.
Localizada no bairro de Passarinho, a FURB, conhecida por alguns como ‘Pulmão de Olinda’, é cuidada pela SEMAPU, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. A mata conta com 14 hectares, o que equivale a cerca de 14 campos de futebol. Cada passeio de trilha dura em média 30 minutos e é precedido por uma palestra com temáticas sobre conservação, preservação e biodiversidade. Pelas andanças é possível observar a fauna e a flora. A vegetação é nativa e frutífera, composta por Ingá (ingá capitata), Jatobá (Hymenaea coubaril), Praíba (Simarouba amara), Visgueiro (Parkia pendela), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus), Mangueira (Mangífera indica), entre outras.