Publicado por: Secom, em: 15/05/18 às 12:52Mercado Eufrásio Barbosa vai ter gerenciamento compartilhado entre Estado e Prefeitura de Olinda
Administração do equipamento cultural contará com a expertise da AD Diper
Foi aprovado, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 14/2018, da autoria do Executivo, que autoriza o município de Olinda a estabelecer um convênio com o Governo do Estado para o gerenciamento do Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Varadouro. Na reta final de um processo de requalificação, o principal espaço cultural, de lazer e serviços da cidade está prestes a ser reaberto para a população. Um comitê gestor será coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) com a participação da prefeitura. A legislação, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê a exploração econômica e os requisitos necessários para a operação no local.
Com mais de cinco mil metros quadrados, o mercado contará com boxes de artesanato, lanchonetes e restaurantes. A área vai oferecer barracas de feira, além de espaços para apresentações artísticas e exposições. O Eufrásio também vai abrigar o Teatro Fernando Santa Cruz, com 80 lugares. Este último, já assinala obras bastante avançadas. De acordo com o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, a chegada do equipamento vai proporcionar um aquecimento da economia. “O mercado é uma grande referência e não pouparemos esforços para que sua retomada seja exitosa”, ressaltou.
A reabertura do Mercado Eufrásio Barbosa já vem contando com a participação popular, incluindo moradores, comerciantes e artistas. Este calendário incluiu a realização de audiências públicas e debates. A requalificação da estrutura tem investimentos na ordem de R$ 20 milhões, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Foto: Maíra Correia / Prefeitura de Olinda