Publicado por: Secom, em: 24/01/14 às 8:27Modelo de novas lixeiras é aprovado pela Secretaria de Serviços Públicos de Olinda
As novas lixeiras possuem estrutura de ferro galvanizado e serão implantadas em mais seis bairros de Olinda. Semelhantes às utilizadas em Paris, são chumbadas ao chão, o que evita roubos e vandalismo
Até o fim do primeiro semestre de 2014, 600 novas lixeiras serão implantadas em vias e locais de grande circulação de pedestres, como paradas de ônibus dos bairros de Rio Doce, Casa Caiada, Jardim Atlântico, Bairro Novo, Bonsucesso e Ouro Preto.
As lixeiras têm estrutura de ferro galvanizado, ou seja, não enferrujam e são chumbadas ao chão, evitando roubos e vandalismo. A intenção é estender a novidade para toda a cidade.
O equipamento foi aprovado pela Secretaria de Serviços Públicos após um período de testes nos bairros do Carmo, Varadouro e em trechos de Bairro Novo, devido ao baixo custo e à rapidez na troca do material. O modelo adotado na cidade é semelhante ao usada nas ruas de Paris.
Além da economia, praticidade e prevenção à ação de vândalos, parte das novas lixeiras vai possibilitar a coleta seletiva, pois terá dois compartimentos: Um para o lixo úmido (ou orgânico), e outro para o seco, passível de reciclagem. Das 600 lixeiras que serão implantadas, metade possuirá essa característica.
Vigilância – Em reunião de monitoramento na Secretaria de Serviços Públicos na última quinta-feira (23), o prefeito Renildo Calheiros reforçou a intenção de implantar câmeras nas ruas. “Vamos colocar câmeras para flagrar quem joga lixo na rua e daí definir mecanismos jurídicos que possam punir o responsável. Essa medida tem sido usada em várias cidades pelo mundo e tem dado certo”, pontuou.