Publicado por: Secom, em: 21/02/18 às 17:49Moradores de rua de Olinda são inseridos no Bolsa Família
Um grupo de 14 pessoas foi beneficiado
Texto: Pedro Morais
Cidadania e reinserção social. Esse resultado é fruto de uma parceria envolvendo as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. A iniciativa concretizou a liberação do direito ao Bolsa Família para 14 moradores em situação de rua da cidade. Os novos contemplados já estão acessando a agência da Caixa Econômica Marcos Freire, na Avenida Getúlio Vargas, Bairro Novo, para sacar o dinheiro.
A iniciativa de proporcionar esse benefício aos moradores em situação de rua partiu da Coordenação do Consultório na Rua (CR) e das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Cadastro Único de Olinda (CadÚnico). Os técnicos envolvidos na ação mapearam as pessoas em situação de rua e estão analisando os perfis para inclusão no benefício do Governo Federal.
“Com os técnicos do CREAS, visitamos as áreas do município para identificar esses moradores. Procuramos orientar o morador em situação de rua em todo processo burocrático exigido pela Caixa Econômica e, hoje estamos acompanhando e ajudando naquilo que for preciso em termos de documentação exigida”, destacou o coordenador do Consultório de Rua, Mário Costa.
A coordenadora do Bolsa Família em Olinda, Marta Gonçalo, também destaca a iniciativa. “Mesmo que a concessão do benefício seja de pequeno valor, representa um resgate da autoestima e ampara essas pessoas que se sentem às margens e sem nada no bolso, sobretudo, representa dispor de mais oportunidades e uma porta de entrada para a inclusão em outros programas”, pontuou.
O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, esteve na agência da Caixa Econômica e acompanhou o momento pioneiro no município. “Como homem público é bastante gratificante vivenciar esse ato de reinclusão social. Quero parabenizar as equipes envolvidas pelo excelente trabalho e também a gerência da Caixa Econômica que orientou nos procedimentos necessários para agilizar os trâmites administrativos ao pagamento dos beneficiários”, explicou.
Um dos beneficiados foi o pedreiro José Santiago há oito anos em situação de rua. “Estou muito feliz, porque com esse “dinheirinho” vai ajudar a completar o aluguel de um canto para eu ficar”, disse satisfeito. José Santiago é cadeirante e contou que amputou a perna direita quando trabalhava informalmente como pedreiro, inclusive, o CRAS está no circuito trabalhando para contemplá-lo com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Outros moradores em situação de rua que foram cadastrados e identificados como beneficiários do Bolsa Família também foram à agência para retirada do dinheiro, como: Antônio José da Silva, 53 anos; Claudemir Macedo dos Santos, 38, e Regina Lúcia, 52. Nesta quinta-feira (22.02), às 10h, outro grupo irá à agência para a retirada do benefício.
O gerente geral da Caixa Econômica da agência Marcos Freire, Bairro Novo, Aldo Rodrigues Alves Filho, comentou sobre a iniciativa da Prefeitura de Olinda. “A Caixa se sente muito honrada em poder propiciar esse momento de recuperação de dignidade e reinclusão social das pessoas, pois se trata de um trabalho de grande relevância na cidade”, comentou, informando que o beneficiário, de posse do cartão, poderá procurar qualquer agência da Caixa Econômica ou casa lotérica para sacar o valor.