Ouvir a matéria clicar no player
Segue até a próxima quinta-feira (21), o mutirão de serviços de cidadania, oferecido pela Prefeitura de Olinda em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A arena de atendimentos gratuitos está instalada no estacionamento do Hiper Bompreço, entre os bairros de Casa Caiada e Bairro Novo. Entre as opções de serviços, o cadastramento no programa Bolsa Família, a emissão do cartão SUS, testes de glicose e aferição de pressão. A população também conta com orientação jurídica, com capacidade para 130 audiências de conciliação. Os moradores do local e de comunidades vizinhas podem aproveitar a iniciativa, encurtando distâncias e contando com mais agilidade.
A ação se divide em dois horários, sendo as atividades de saúde e assistência social ofertadas das 8h às 12h. Já a área judiciária e de solução de conflitos se estende até as 16h, sempre no mesmo local. O trabalho é coordenado pelo Departamento de Orientação Jurídica de Olinda, aliado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade. No primeiro dia, o carro do Mamamóvel também recebeu o público feminino, proporcionando exames de mamografia e orientações sobre doenças.
A dona de casa Maria da Conceição Matoso, 45, foi uma das que procuraram o mutirão. “Estava fazendo compras, mas resolvi aproveitar para cuidar da saúde”, contou. O ônibus do Centro Judiciário de Solução dos Conflitos, coordenado pelo TJPE, estacionou no local para atender os olindenses. Com suporte de informática e salas climatizadas para acomodação, a estrutura agradou aos usuários. De acordo com a diretora do Departamento de Orientação Jurídica ao Cidadão, Eryka Lima, a ação tem um papel importante, possibilitando um atendimento bem mais próximo, esclarecendo processos e facilitando a execução.
Texto: Marcílio Albuquerque / Fotos: Alice Mafra