Escola Monsenhor Fabrício fecha parceria com Programa Torcedor Nota 10, do Sport Clube do Recife

Jogadores do Sport foram à Escola Municipal nesta terça-feira (29)

Compartilhe

A ação Programa Torcedor Nota 10, iniciativa que busca formar novos torcedores do Sport, além de incentivar o esporte e o bom desempenho escolar de estudantes de escolas públicas de Pernambuco, chegou a Escola Municipal Monsenhor Fabrício, em Peixinhos, Olinda.  O evento de lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira (29).

Com as presenças do prefeito exercício Chiquinho, ex-jogador do Sport, de Odin Neves, secretário de Educação de Olinda, a ação foi um sucesso entre os estudantes presentes na quadra da Escola Monsenhor Fabrício. Representando o clube, participaram o CEO Felipe Ximenes, e os jogadores Felipinho e o uruguaio Diego Hernández.

“Para mim é mais um gol que a gente está marcando. Esse projeto Torcedor Nossa 10, ele tem dois gols muito importantes que a gente procura atingir nas escolas. Primeiro gol é fazer com que o aluno estude. Somente os alunos com as melhores notas poderão ter oportunidade de ir até a Ilha do Retiro e participar de um jogo do Sport”, celebrou Ximenes.

O PROGRAMA

O projeto Torcedor Nota 10 visa trabalhar a inclusão social e a valorização dos estudantes da rede pública, oportunizando a esses alunos, alguns que não têm condições de frequentar o estádio, a emoção de viver a festa que é um jogo do Leão na Ilha do Retiro.

De acordo com o Programa, o Sport receberá gratuitamente alunos da rede pública de ensino nos jogos realizados no estádio Adelmar da Costa de Carvalho, a Ilha do Retiro, e serão contemplados alunos das redes estadual e municipal de todo o estado.

“O esporte mudou a minha vida, e através da educação eu estou onde estou, como prefeito em exercício de Olinda. Esse programa é gigante e estou muito feliz de estar aqui, em nome da prefeita Mirella Almeida”, comentou Chiquinho.

Jogadores do Sport, Felipinho e Diego Hernández fizeram a festa da garotada. O primeiro perguntou quando o Sport ganhou a Copa do Brasil, e o primeiro aluno que respondeu certo ganhou uma camisa oficial. Já o uruguaio questionou sobre a conquista de 1987, e outro rubro-negro levou um presente para a casa.

“Privilégio estar aqui, muito feliz de participar desse projeto do Sport com a Prefeitura de Olinda. Espero contar com vocês na Ilha do Retiro”, convocou Felipinho, em conversa com os alunos. “Vamos todos juntos”, acrescentou Diego.

METODOLOGIA

O incentivo para a interação entre futebol e educação, promovido pelo Torcedor Nota 10 obedece às diretrizes pedagógicas e de segurança, com o objetivo de tornar a experiência única e educativa para os estudantes. Confira algumas delas:

Seleção das instituições de ensino

As definições das instituições de ensino que irão participar do Programa serão definidas pelo poder público.

Transporte e Responsabilidade

O deslocamento dos alunos até a Ilha do Retiro será de responsabilidade do Governo e das Prefeituras, mediante assinatura de um termo de responsabilidade com o Clube.

A Experiência

Além de terem acesso às arquibancadas da Ilha do Retiro, os alunos contarão com outras experiências no complexo esportivo do Leão, como uma interação exclusiva e ativações especiais, entre elas, com os mascotes do Sport (Léo e Nina).

Torcedor Nota 10: um ciclo virtuoso das arquibancadas para sala de aula

No pós-jogo, cada aluno receberá um certificado digital, além de um certificado físico de participação para a escola. Também haverá o envio de 1 camisa oficial para a escola realizar o sorteio entre os alunos e de um vídeo exclusivo de um jogador do elenco profissional agradecendo a presença, bem como material fotográfico oficial da torcida feito pela comunicação do Sport.

Além disso, como sugestão, o projeto incentiva uma atividade pedagógica para que os estudantes criem redações em sala de aula sobre a experiência no estádio, finalizando assim um ciclo virtuoso entre as experiências de paixão pelo futebol, inclusão social e pedagógica/educacional, com a atividade gerando conhecimento dentro da sala de aula e nas vidas dos alunos.