Saiba como denunciar e onde procurar ajuda em casos de violência contra mulher em Olinda
15 de julho de 2021Alice Mafra2 min de leitura64 visualizações
Orla da praia de Olinda sedia programação de atividades da Campanha do 'Basta da Violência Contra a Mulher'. Foto: Wilson Maranhão|Secom Olinda
Compartilhe
Foto de arquivo agosto/2019
Não existe justificativa e nem porquês, se uma mulher se sente ameaçada ou é vítima de violência, esse ato precisa ser combatido. Por isso, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, juntamente com a Executiva da Mulher e Direitos Humanos informa como agir e onde é possível receber o acolhimento e o apoio fundamentais nesses casos.
Aqui na cidade, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon (Ceam), segue com o seu funcionamento normal desde O começo da pandemia. Dia e noite, no sistema de 24h, o atendimento é feito a partir do comparecimento espontâneo ou encaminhamentos dos órgãos oficiais. Localizado na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo, o Ceam e tem uma equipe multidisciplinar preparada para atender as vítimas de violência. Além disso, o espaço também atua nos pós-violência, guiando-as para a independência. Ele é responsável por ministrar cursos que as qualificam e geram renda.
No momento, o Centro está com aulas semanais da Oficina Profissionalizante de Higiene e Limpeza. Onde, durante um mês, as usuárias do serviço estão aprendendo a confeccionar sabonetes, sabões, desinfetantes, entre outros itens rentáveis desta área. No espaço já foram ofertados cursos de adereços e enfeites juninos, profissionalizante de cabeleireira, entre outros, que possibilitaram autonomia financeira e libertação das amarras criadas pelo agressor.
É importante lembrar que a violência contra a mulher é baseada em todo ato contra o gênero que tem como resultado o dano físico, sexual, psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada. A permanência no silêncio é algo que ainda acontece, por isso é muito importante a participação de todos. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa. Se o ato estiver ocorrendo na hora, o indicado é ligar para o 190. A Central de Atendimento à Mulher (número 180) presta escuta e acolhida qualificadas para os casos. Os telefones do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon são 3429- 2707 (24h) e 81-99188-3825(whatsapp).