Notícias

Olinda abre 4º Fórum Ambiental, celebrando a agricultura familiar e a sustentabilidade

Encontro segue até o próximo sábado, com ações no Sítio Histórico e orla da cidade

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 28/11/24 às 15:43

Em cerimônia, nesta quinta-feira (28), A Prefeitura de Olinda celebrou a abertura da quarta edição do Fórum Ambiental da cidade. A iniciativa, que se estende até o próximo sábado (30), traz como pilares a agroecologia, educação e segurança alimentar. O momento inicial, que também discorreu sobre o 60° aniversário do Estatuto da Terra, assinalou atividades voltadas à educação ambiental, à sustentabilidade e ao fortalecimento dos pequenos empreendedores rurais da Marim dos Caetés.

“A importância deste fórum é impulsionar a participação popular para a construção dos planos e metas do Poder Público para o ano de 2025. É de suma importância envolver cada cidadão, ONGs, empresas, ensino superior e médio; assim como também outras áreas dos poderes estadual e federal. A nossa missão está focada na elaboração conjunta de propostas, que possam ser incluídas e desenvolvidas ao longo do tempo, sendo uma construção eficaz e eficiente”, explicou o diretor de Meio Ambiente de Olinda, Jean Diniz.

Segundo o gestor, a sextagésima comemoração do Estatuto da Terra também reforça este pleito especial. “Olinda não poderia ficar de fora, principalmente por ser uma cidade que conta com uma área rural, estruturada exatamente no empreendedorismo local, valorizando os micro agricultores, as hortas comunitárias e a participação também dos conselhos”, reforçou Diniz. A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano reforça seu papel como promotora de inovação e qualidade de vida para a população olindense.

Dentro da programação, na sexta-feira (29), haverá uma capacitação com os participantes, das 8h às 12h, no Palácio dos Governadores, sede do executivo, trazendo um minicurso sobre Legislação Urbanística e Ambiental. Já no sábado (30), será a vez de uma amostra de produtos, na orla do Bairro Novo, seguindo das 9h às 17h. A ideia é promover o máximo de integração, com um olhar atento de preparação para a próxima edição.

 

Pular para o conteúdo