Notícias

Olinda apresenta ações sustentáveis no Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis 

O encontro aconteceu no Campus da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 05/09/23 às 17:42

Representada pelas secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, além de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Olinda marcou presença nos debates do XVIII Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis e o Seminário 20 anos de Município Saudáveis no Nordeste do Brasil, Cooperação Brasil-Japão para Melhoria da Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorreu nesta terça-feira (5), no Auditório do Centro de Ciências Médicas do Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Entre as ações apresentadas pelos gestores municipais estão o desenvolvimento infantil voltado à alimentação escolar no município, que passa pelo cuidado com a avaliação nutricional e a educação alimentar dos alunos da rede de ensino da cidade. Na área da Saúde, foi apresentado pela secretária da pasta, Ana Callou, os serviços ofertados nos projetos como o da Saúde nos Terreiros, a implementação da política municipal de atenção integral à saúde da pessoa com deficiência e ação para população em situação de rua.

O secretário executivo de Meio Ambiente da cidade, Rodrigo Cardoso, falou dos ações voltadas para a sustentabilidade e a preservação do ambiente natural, a exemplo do trabalho social desenvolvido com os catadores de material reciclável, durante o Carnaval de Olinda. Representantes de outras cidades puderam conhecer, também, o trabalho  de valorização da mão de obra local, com a exploração do espaço arquitetônico e histórico que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da cidade patrimônio. 

Além disso, outras boas práticas foram mostradas, como as atividades adotadas pelos servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Todos levam a sério a consciência ambiental com a reutilização de papéis e separação de material reciclável. O encontro serviu para mostrar outros bons exemplos de cidades como Goiana, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Sairé, Bezerros e Afogados da Ingazeira. 

 

Pular para o conteúdo