Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 05/06/24 às 17:17Olinda assina parceria com planetapontocom para conservação e recuperação dos rios da cidade com ajuda das crianças
Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (05)
Comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta-feira, 5 de junho. Para celebrar a data, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Meio Ambiente, assinou uma parceria com o planetapontocom. Na cerimônia, realizada no gabinete do prefeito, teve início o projeto “Esse Rio é Meu”.
No encontro, que contou com a assinatura do termo de cooperação para implementação do programa, houve presença de alunos da Escola Monte Castelo, em Rio Doce, que fizeram uma apresentação musical. Além disso, as crianças leram poemas e assistiram a um vídeo com os planos do “Esse Rio é Meu”.
“Cuidar do meio ambiente é o futuro. Já vimos gente jogando TV, sofá, geladeira nos canais. Isso é uma agressão ao meio ambiente. Aqui em Olinda, temos atenção à orla, à Mata do Passarinho, à Zona Rural, enfim, várias áreas para o bem da cidade. Temos essa preocupação diária”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, antes de ter o discurso reforçado pela jornalista e representante do planetapontocom, Jô Mazzarolo.
“O prefeito quer cuidar dos rios através das crianças. Quem faz isso merece muitos aplausos. Agora, as crianças passam a ser os grandes guardiões dos rios de Olinda. Devemos cuidar da água para termos o que beber, para tomarmos banho e regar as plantinhas”, acrescentou Jô, para os jovens presentes na Prefeitura de Olinda.
ESSE RIO É MEU
O programa Esse Rio é Meu trabalha com as escolas municipais, implantando soluções inovadoras que, por meio da Educação, transformam as crianças e os jovens em protagonistas na recuperação e preservação dos rios próximos às suas escolas. Cada grupo de escolas da rede municipal fica responsável por desenvolver ações em torno de um dos corpos hídricos da cidade.
O programa começou a ser desenvolvido no município do Rio de Janeiro. Neste ano, deve se expandir também para as cidades de Cachoeiras de Macacu (RJ), Cabo Frio (RJ), Magé (RJ), Queimados (RJ), Japeri (RJ), São José dos Pinhais (PR) e Jacareí, Paulista (PE).
Com a participação de mais de 24 mil estudantes, a iniciativa, em Olinda vai trabalhar com 13 patrimônios hídricos, sendo eles: os canais Azeitona, Bultrins Fragoso, Tintas, Malária, Bultrins e Lava Tripa; as lagoas Pulsação, Santa Tereza, Fragoso e Jardim Brasil; e os riachos Mirueira, Fragoso (Piaba de Ouro) e Ouro Preto. Na cidade, o programa estará presente em 74 escolas da rede municipal de ensino.