Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Secretaria Especial da Mulher, dá continuidade, nesta terça-feira (15), ao curso de formação da Patrulha Municipal Maria da Penha.
A capacitação é destinada ao efetivo que atuará diretamente no acompanhamento de mulheres vítimas de violência com medidas protetivas.
As aulas ocorrem na Uninassau do Shopping Patteo Olinda, com carga horária de 8 horas por módulo, totalizando cinco módulos que serão realizados ao longo do mês de abril.
A formação foi iniciada no último dia 4 com a aula inaugural, ministrada pela 2ª Sargento PM Geysa, da Patrulha Maria da Penha Estadual, com o tema “Nossa Missão de Proteger e Inspirar”.
O curso é fruto de uma parceria com a Secretaria da Mulher do Estado e aborda conteúdos essenciais como:
- Contextualização histórica dos direitos das mulheres
- Conceitos e tipos de violência doméstica e de gênero
- Ciclos da violência
- Lei Maria da Penha e seus mecanismos de proteção
- Atuação da rede de proteção à mulher
Cada módulo contará com facilitadores convidados com expertise na área, incluindo representantes da Secretaria da Mulher do Estado, Delegacia da Mulher (DPMUL), Coordenação da Patrulha Maria da Penha da PMPE, além de promotoras de Justiça e advogadas especialistas.

Patrulha Maria da Penha de Olinda começa a funcionar em maio
Lançada oficialmente no último dia 4 de abril, a Patrulha Maria da Penha de Olinda é um serviço especializado e exclusivo no atendimento de mulheres que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça.
O grupamento conta com 16 guardas municipais (homens e mulheres) treinados, e terá viatura própria com atendimento 24 horas por dia.
O serviço poderá ser acionado pelos números 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Municipal), exclusivamente nos casos de mulheres já amparadas por medida protetiva.
Para mulheres que ainda não possuem medida judicial, a recomendação é que entrem em contato diretamente com a Polícia Militar ou busquem orientação em delegacias especializadas ou no Centro Especializado de Atendimento à Mulher, da Secretaria Especial da Mulher de Olinda.
Além de atender ocorrências, a patrulha realizará visitas regulares às residências das vítimas, bem como monitoramento das áreas onde elas residem, para garantir o cumprimento das medidas protetivas e oferecer suporte contínuo.
A atuação será integrada com outros órgãos da rede de proteção à mulher, como:
- CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher)
- Delegacia da Mulher (DPMUL)
- Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
A Patrulha representa um avanço significativo nas políticas públicas de segurança com perspectiva de gênero em Olinda, reforçando o compromisso da gestão com a proteção, acolhimento e dignidade das mulheres da cidade.
Para mais informações
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) funciona 24 horas por dia e está localizado na Rua Maria Ramos, 131, Bairro Novo – Olinda.
O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone (81) 9 9188-3825, que também atende via WhatsApp.