Notícias

Olinda capacita alunos para atuar na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

A gestão municipal projeta imunizar um contingente de até 100 mil pessoas

Publicado por: Secom, em: 20/04/18 às 18:21

Por: Júlio César Gomes

A Secretaria de Saúde de Olinda, em parceria com as Instituições de Ensino Grau Técnico de Olinda e Facottur promoveu a capacitação de alunos dos cursos de enfermagem que serão voluntários na 20.ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A ação terá início no dia 23 deste mês e vai até o dia 1º de junho. No dia 12 de maio será o dia D, quando a campanha será intensificada.

A coordenação dos trabalhos é da Gerência do Programa Nacional de Imunização da cidade (PNI), que vai direcionar os alunos de acordo com o cronograma de cada unidade de saúde. Eles atuarão junto com os profissionais de saúde da rede municipal até o fim da campanha. Os alunos se sentem bastante entusiasmados por poder participar da experiência na prática. “Estou bastante motivada a desempenhar esse trabalho e adquirir conhecimentos juntos aos profissionais de saúde,” declarou a aluna de  enfermagem da Facottur, Amanda Rafaela.

A campanha será destinada prioritariamente aos idosos a partir de 60 anos, crianças dos 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade, gestantes, portadores de comorbidades; mediante a apresentação de prescrição médica e a população carcerária. Moradores de rua que se enquadram nos perfis de público supracitados também serão imunizados, assim como os idosos que estão em abrigos; conhecidos como instituições de longa permanência. Além desses, também serão imunizados os profissionais de saúde e professores das redes pública e privada.

O Programa Nacional de Imunização da cidade tem como objetivo atingir a meta de até 100 mil pessoas este ano. “A cada ano que passa o programa procura inserir outros públicos alvos com o objetivo de proteger o maior nível de pessoas,” destacou a coordenadora do  (PNI) de Olinda, Roberta Alcântara.

Pular para o conteúdo