Publicado por: Redação da Secom, em: 29/07/21 às 12:17Olinda celebra o 14º Dia do Maracatu
A programação acontece de forma online com debates e apresentações de sete nações de maracatus
O maracatu de baque virado é uma das muitas manifestações da cultura tradicional de Pernambuco, é também um ícone da africanidade presente na cultura popular de Olinda. Um momento para celebrar essa manifestação cultural e rememorar personagens que dedicaram a sua vida para o maracatu, como o Mestre Luiz de França, é que a Associação dos Maracatus de Olinda (AMO) realiza no próximo domingo (01.08), a 14ª edição do Dia do Maracatu com o apoio da Prefeitura de Olinda.
A celebração acontecerá de forma online e conta com um debate, a partir das 10h da manhã, com os .Mestres – Fabiano (Maracatu Nação Tigre); Bernardino José (Maracatu Nação Pernambuco); Márcio Carvalho (Maracatu Nação Pernambuco) e Marcionilo Pereira (Maracatu Maracambuco). Também participam, Lívia Moraes e Silva (Historiadora da Superintendência do IPHAN-PE) e Alexandre Miranda (Representante da Secretaria de Cultura de Olinda) com mediação de Kátia Paz, presidente da AMO. A transmissão do debate será no Facebook da AMO – https://www.facebook.com/maracatusdeolinda.
Na parte da tarde, às 14h, será a live no Facebook e Instagram, com as apresentações dos maracatus: Nação Camaleão; Leão Coroado; Nação de Luanda; Nação Tigre; Nação Pernambuco; Estrela de Olinda e o Maracatu Nação Maracambuco. Seguem os links da transmissão.
Facebook: https://www.facebook.com/maracatusdeolinda
Instagram: https://www.instagram.com/associacaodemaracatusdeolinda/
Homenagem ao Mestre Luiz de França
Em 1.° de agosto é celebrado o Dia do Maracatu, numa homenagem ao nascimento do Mestre Luiz de França, que se deu em 1901, na Rua da Guia, bairro do Recife, e cresceu no bairro de São José, uma espécie de gueto de escravos libertos, local onde aconteciam cultos africanos. Guardava na memória a participação intensa no terreiro de candomblé Sítio do Pai Adão, em Água Fria, embora a sua iniciação religiosa não tenha acontecido lá.
Foi um dos filhos-de-santo de Dona Santa e herdeiro dos saberes e batuques do Leão Coroado. Luiz sempre respeitou à risca os ensinamentos de sua religião e as tradições do maracatu que assumiu do seu pai, um antigo estivador do Porto do Recife.
Luiz de França foi o mestre e articulador do Leão Coroado. Vários Mestres de Maracatu da contemporaneidade reivindicam terem sido formados por Luiz de França, a exemplo de Walter Ferreira de França, atual mestre da Nação Raízes de África. Luiz de França faleceu em 03 de maio de 1997.
SERVIÇO – Olinda celebra o 14º Dia do Maracatu
Data: 01 de agosto
Onde: Facebook e Instagram
Endereços: https://www.facebook.com/maracatusdeolinda e https://www.instagram.com/associacaodemaracatusdeolinda/
Informações: (81) 98517-7601 – Kátia Paz (AMO)