Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 24/11/23 às 16:13Olinda conclui ações do Novembro Negro com apresentação cultural de alunos do Sagrado Coração de Jesus
Celebração aconteceu no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda
Um mês com palestras, música, contação de histórias e rodas de conversas em todas as escolas municipais de Olinda marcaram o Novembro Negro. Neste período, a luta por uma sociedade sem racismo foi tema nas unidades de ensino, com o objetivo de conscientizar os alunos para a valorização étnico-racial e dar um basta na violência contra a população negra. Nesta sexta (24), alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus realizaram uma apresentação de emocionar os presentes em alusão ao assunto.
Para concluir a série de ações destinadas ao mês, principalmente após o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Educação promoveu uma apresentação com alunos da Sagrado Coração de Jesus (Amaro Branco). Os jovens do Grupo Kanteatro, criado na unidade de ensino, mostraram a peça “Princesa: o tempo”.
A apresentação, baseada na lenda africana “Fogo, chuva e casamento da princesa”, foi adaptada pela coordenadora do grupo, Maria Mazarelo Rodrigues de Lima. Além do espetáculo apresentado, representantes da Divisão Étnico-Racial de Olinda realizaram uma roda de conversa com gestores das escolas municipais para debater estratégias para o fim do racismo na sociedade.