Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 15/02/22 às 14:52Olinda dá mais um passo importante na modernização da Rede Municipal de Ensino
Um aplicativo será implantado para facilitar as questões didático-pedagógicas
Por: Pattricia Viviane
Com o objetivo de otimizar o trabalho dos professores e tornar cada vez mais eficiente os registros sobre a vida diária dos estudantes, a Prefeitura de Olinda dá mais um passo importante na modernização da Rede Municipal de Ensino. Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação está realizando a primeira capacitação para implantação de um aplicativo que funcionará como uma alternativa mobile e off-line para um diário de classe digital.
O uso da tecnologia na rede de ensino sempre foi uma marca forte na gestão do Prefeito Professor Lupércio. A implantação da ferramenta foi estudada pelos secretários da pasta desde o ano passado. De acordo com o engenheiro do sistema SIEO (Sistema de Informatização Educacional de Olinda), João Guilherme de Souza, a solução educacional visa integrar todos os atores do processo ensino aprendizagem em um único espaço, possibilitando o aprimoramento e a agilidade na complexa dinâmica de gerenciamento da educação.
O aplicativo possibilitará que as avaliações, frequência dos alunos, apontamentos e consultas dos conteúdos curriculares ministrados, entre outras informações, sejam registradas pelos professores sem a necessidade de uma conexão permanente com a internet. O docente poderá preencher os campos pelo dispositivo móvel, dentro da sala de aula, e sincronizar os dados posteriormente quando estiver conectado à internet.
A Secretária de Educação, Edilene Soares, revela que o investimento do Diário de Classe Digital terá domínio vitalício e será gratuito, além de dar mais praticidade e, consequentemente, mais agilidade na circulação de informações gerenciais dentro da pasta. “O App fortalece a redução de custos de impressão das fichas de caderneta por ser mais atrativo. Representa um ganho pedagógico, facilitará a rotina dos professores, visando uma comunidade escolar cada vez mais colaborativa”, detalhou.
Atuando há mais de 20 anos na Educação de Olinda, a Técnica de Inspeção Escolar, Sheyla Arruda, afirma que o aplicativo vai facilitar muito com dados em tempo real e que permitirá a otimização do tempo e redirecionamento do trabalho em si. O Diário de Classe prevê a utilização por mais de 3 mil docentes das 72 escolas da Rede.
O que é o Diário de Classe – Instrumento legal no qual os professores devem anotar as questões didático-pedagógicas referentes a cada aluno como, por exemplo, o resultado de provas e avaliações, o comportamento e desenvolvimento individual, a frequência e os conteúdos ministrados no processo de ensino-aprendizagem e muito mais.