Notícias

Olinda divulga editais da Lei Aldir Blanc 2024

Valores somam mais de dois milhões e o prazo para envio de propostas é 2 de novembro

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 31/10/24 às 16:42

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura divulgou, nesta quinta-feira (31), que o Ciclo PNAB (Politica Nacional Aldir Blanc) Olinda está com as inscrições abertas, totalmente online, até o dia 2 de novembro. São 174 projetos que serão contemplados, somando um investimento de R$ 2.442.863,00. A iniciativa irá beneficiar artistas, produtores culturais, coletivos, espaços, entidades e grupos culturais do município, que poderão escolher entre os cinco editais abertos.

Os editais e os links das inscrições estão no site oficial da Secretaria Municipal de Patrimônio e Cultura (https://cultura.olinda.pe.gov.br/), onde os candidatos devem preencher um formulário eletrônico com as informações sobre o projeto, sua viabilidade e orçamento.

Confira os editais:
– Premiação Cultural: 43 prêmios
– Fomento a Projetos Culturais: 97 projetos
– Fomento a Pontos e a Pontões de Cultura: 19 Pontos
– Manutenção Cultural: Apoio a Espaços e Iniciativas Artísticas: 15
– Credenciamento de Pareceristas para análise de projetos de Pontos de Cultura (inscrições encerradas)

Cadastro obrigatório no Mapa Cultural de Pernambuco
Os interessados em concorrer aos editais, neste ano de 2024, precisam efetuar o cadastro no Mapa Cultural de Pernambuco. Os editais estão disponíveis no endereço Mapa Cultural de Pernambuco. A adesão ao mapa por parte do município visa colaborar com o mapeamento dos artistas e produtores culturais de Pernambuco, fortalecendo as políticas públicas para o setor da cultura. O cadastramento no mapa também é uma recomendação do Governo Federal, com o objetivo de enquadrar os cadastros culturais municipais na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Os artistas e produtores que residem em Olinda e que já estejam cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco não precisam atualizar ou refazer o seu cadastro. É importante destacar, que o interessado que não se cadastrar no mapa cultural do Estado, não poderá concorrer aos editais da Aldir Blanc 2024 em Olinda.

Processo Seletivo
A comissão de avaliação, composta por especialistas e representantes do setor cultural, realizará uma análise criteriosa dos projetos com base em critérios como relevância cultural, potencial de impacto, capacidade de execução e relevância da trajetória cultural do proponente.

O prazo para as inscrições vai até o dia 14 de novembro de 2024, e a divulgação dos resultados finais está prevista para o fim de dezembro. E os selecionados terão até 30 de abril para a execução dos projetos.

Importância dos Editais para a Cultura de Olinda
Os editais da PNAB representam um marco para o setor cultural olindense, já que o município possui uma rica história e uma variedade de manifestações culturais. A cidade é conhecida mundialmente por seu carnaval e pelo seu sítio histórico, que é Patrimônio da Humanidade, mas abriga também uma série de outras expressões culturais que vão desde o artesanato, o coco, o maracatu até a produção de audiovisual, todos pilares que compõem a identidade cultural da cidade.

Além de fomentar o desenvolvimento cultural, o incentivo financeiro também ajuda a consolidar a cultura como vetor econômico e social, proporcionando geração de renda para os trabalhadores da cultura, especialmente após os impactos profundos da pandemia.

Com o apoio a PNAB, Olinda reforça seu compromisso com o fortalecimento de uma cultura inclusiva e diversa, promovendo a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento de práticas artísticas em suas múltiplas linguagens. Os editais buscam ainda uma sustentabilidade no setor, ao proporcionar que projetos inovadores e relevantes tenham a chance de se desenvolver e se perpetuar, enriquecendo o cenário cultural olindense.

Pular para o conteúdo