Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 25/04/23 às 18:29Olinda é a cidade de Pernambuco com maior cobertura vacinal contra a influenza
Mais de 26 mil pessoas já foram imunizadas contra a doença; campanha especial segue até o fim de maio
Olinda ocupa a liderança no ranking de cobertura vacinal contra a influenza, entre os 184 municípios de Pernambuco. O indicativo positivo, registrado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (25), sinaliza que mais de 35% do público-alvo da cidade já foi imunizado. Ao todo, cerca de 26,1 mil pessoas, entre adultos, crianças, idosos e demais grupos específicos, já receberam a dose. A Prefeitura de Olinda segue empreendendo esforços na campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada no início deste mês, e que assinala sua 25ª edição.
O trabalho se estende, até 31 de maio, por toda a rede pública, espalhada por diversos bairros. O atendimento segue sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento. Já no Shopping Patteo, localizado em Casa Caiada, a vacinação contra a influenza acontece em horário diferenciado, das 9h às 16h, e inclui a recepção também aos sábados, no térreo do centro de compras. A doença é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
⇒ Público-alvo
Vale lembrar que, nesta campanha contra a influenza, estão sendo atendidas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; além de professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.