Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE) da Secretaria de Educação, em parceria com Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Sincroniza Educação

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Pattricia Viviane

A partir de hoje, professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Olinda passam a contar com o aplicativo Educ@olinda, um aplicativo que proporcionará o desenvolvimento de atividades pedagógicas remotas, por meio da utilização de ferramentas digitais sem que haja qualquer ônus para estudantes e docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O pacote de dados de internet, de acordo com o Secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva, será custeado durante todo o ano de 2021 por parceiros como a Fundação Lemann, Associação Bem Comum, Programa Educar pra Valer e Sincroniza Educação. Neste sentido, o projeto ampliará o alcance das plataformas educacionais pré-existentes; alcançará os estudantes mais carentes, cujas realidades sociais os impedem de manter um plano de dados, para acesso ao conteúdo educacional da rede.

Para apresentar a novidade, a Secretaria Municipal de Educação de Olinda fez o lançamento do aplicativo através de um evento on-line, transmitido no canal no YouTube.  A live contou com a participação dos parceiros do Projeto, além de representantes da gestão municipal, Secretário Municipal e executivos da Educação. Também estiveram conectados a live, professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, diretores, vices diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos.

O software Educ@Olinda foi todo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia, Comunicação e Idiomas (NTECI) para que professores e estudantes possam interagir nas trilhas de aprendizagem formativas, atividades de sala de aula e acessar conteúdos encaminhados pelo educador, entre outras opções que ajudarão a dinamizar o ensino remoto.  O aplicativo está disponível na Play Store. Para ser baixado é necessário que o primeiro acesso seja através de uma rede de Wi-fi ou utilizando os dados móveis. Depois não será mais necessário ter conexão wi-fi ou dados móveis. O acesso será feito através da matrícula e senha do estudante e professor.  O aplicativo beneficiará 15.676 mil estudantes  anos iniciais do Ensino Fundamental matriculados na Rede.

Núcleo de Tecnologia, Comunicação e Idiomas (NTECI) – Ao garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Olinda, a Secretaria de Educação, através do sua Divisão de Tecnologias Educacionais vem desenvolvendo diferentes ferramentas pedagógicas há mais de um ano de ensino remoto, o que foi fundamental para a fortificação do ensino.

A implantação das estratégias tem servido de exemplo, entre trocas de experiência foi avaliada por estudos nacionais realizada pela Fundação Lemann como uma das mais positivas, feita de forma responsável e cuidadosa para que o estudante não perdesse o vínculo com a escola. “Nada substitui a relação presencial entre aluno e professor, entretanto, neste momento de isolamento social, gestores, educadores, alunos e comunidades escolares vêm se reinventando para que, mesmo com a distância física, essa relação seja fortalecida”, pontuou o secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva.

Notícia rápida

Categorias