Publicado por: Secom, em: 15/05/18 às 19:30Olinda faz ação sobre Dispositivo Intrauterino
O objetivo é incentivar planejamento familiar nas comunidades
Texto e fotos Júlio César Gomes
A Secretaria de Saúde de Olinda realizou a primeira ação de descentralização da colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU). A atividade aconteceu na sede da Organização não Governamental Grupo Solidário, situado na Avenida Pirâmide, bairro de Alto do Sol Nascente.
A ação é uma iniciativa da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) em parceria com a Coordenação de Saúde da Mulher. No total foram colocados 14 Dispositivos (DIU), 15 consultas de citologia e 35 confecções do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O bairro de Alto do Sol Nascente é o primeiro a receber o serviço, que percorrerá outros bairros da cidade. “O objetivo de levar a inserção do DIU nas comunidades de difícil acesso facilita a usuária do SUS ao método de planejamento familiar sem as mulheres necessitarem de se deslocar às Policlínicas da cidade,” destacou a diretora da atenção especializada em saúde, Luciana Galvão.
A moradora Tainá Karine, 22 anos, mãe de gêmeos, esteve presente para a consulta. “É muito importante esse serviço, pois muitas mulheres já têm filho e hoje prefere se prevenir,” declarou.
Segundo a médica ginecologista Nathália Ramalho, no Brasil, 55% das mulheres têm gravidez não planejada, sendo 80% adolescentes. Com a descentralização deste serviço, que se caracteriza ser um planejamento a longo prazo, evita este tipo de situação.
A médica acrescenta ainda que o planejamento familiar é de suma importância, sendo necessário descentralizar em comunidades que não têm facilidade de locomoção a uma rede de saúde. “A disponibilidade de contracepção eficaz muda muito a história das beneficiárias,” ressaltou a ginecologista.
DIU – É um aparelho pequeno e flexível, em formato de T, um método eficaz de contracepção de longa duração, inserido no útero da mulher, em procedimento médico, por ginecologista, com o efeito de prevenir uma gravidez não planejada. O dispositivo atua em diferentes etapas do processo reprodutivo: desde tornar difícil a passagem do espermatozoide até prevenção a implantação do óvulo na parede uterina.
A paciente que estiver em idade fértil e deseja realizar a aplicação do (DIU) é necessário ser feito a agendamento. A disponibilidade do serviço está sendo feito nas seguintes unidades:
Policlínica Barros Barreto, Rua Dr. Justino Gonçalves, Carmo – SN
Policlínica Ouro Preto, Rua Peixe Agulha, Ouro Preto – SN
Policlínica São Benedito, Rua Dunas, São Benedito – SN
Policlínica Martagão Gesteira, Av. Professor Andrade Bezerra, Salgadinho – SN
Policlínica Jardim Fragoso, Rua José Alexandre Carvalho, Fragoso – SN
Policlínica da Mulher Sony Santos, Av. Presidente Kennedy, Peixinhos – 3673