Ouvir a matéria clicar no player
A penúltima noite de Carnaval em Olinda foi marcada por muita festa, emoção e o clima de despedida. Nesta terça-feira, as ruas da cidade histórica foram tomadas por milhares de foliões que dançaram ao som de grandes nomes da música brasileira, embalados pelo clima de nostalgia que já começa a tomar conta das ladeiras.
Os blocos tradicionais e as orquestras de frevo garantiram a animação desde as primeiras horas do dia. Já a programação do palco iniciou com a Orquestra Arruando, trazendo toda a energia do frevo instrumental. Em seguida, a Banda Eddie animou o público com o Original Olinda Style, enquanto Almério encantou com sua voz potente e interpretações marcantes da nova MPB.
Renatto Pires subiu ao palco e manteve a vibração, preparando o público para a apresentação de Geraldo Azevedo, que emocionou a todos com seus clássicos da MPB e do forró. Fechando a noite com chave de ouro, João Gomes trouxe seu piseiro envolvente, garantindo um encerramento inesquecível para os foliões de Olinda.
Quarta-feira ainda tem festa
Para quem pensa que a folia acabou, Olinda ainda reserva uma programação especial para a Quarta-feira de Cinzas. O Polo do Xambá e a Praça do Carmo serão os principais pontos de concentração para os foliões que querem aproveitar as últimas horas da festa.
No Palco Carmo, o Patrimônio Vivo de Pernambuco, Maestro Duda, também sobe ao palco, assim como as bandas Carranza, Devotos, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi:
- 17h – Maestro Duda
- 18h – Banda Carranza
- 19h30 – Devotos
- 21h30 – Mundo Livre S/A
- 23h30 – Nação Zumbi
Programação do Palco do Xambá
- Semear Capoeira – 10h
- Orquestra Henrique Dias – 11h
- TCM Menino da Tarde – 11h
- Cia de Dança Frevança – 11h
- TCM O Raparigueiro – 11h
- TCM O Dono do Mundo – 11h
- TCM O Senhor do Nordeste – 11h
- Bloco Afro Comigo Ninguém Pode – 12h
- Coco Miudinho do Xambá – 14h
- Grupo Coco dos Guaras – 15h
- Grupo de Coco Raízes de Mãe Biu – 16h
- Bateria da Charanga do Bié – 17h
- Mestra Célia do Coco – 18h
- Mestre Paraíso do Coco – 19h
- Grupo Bongar e Maciel Salustiano – 20h
Tradição dos blocos na Quarta-feira de Cinzas
Dois blocos tradicionais prometem continuar a festa: o Munguzá de Zuza Miranda & Thaís e o Bacalhau do Batata.
Criado em 1962, o Bacalhau do Batata é um dos blocos mais emblemáticos da Quarta-feira de Cinzas em Olinda. Fundado por Isaías “Batata” Ferreira da Silva, um garçom que trabalhava durante o Carnaval e não podia aproveitar a festa, o bloco se tornou um símbolo de resistência e alegria, arrastando multidões pelas ladeiras da cidade.
Já o Bloco Munguzá de Zuza Miranda & Thaís comemora 30 anos de história e tradição. A concentração será em frente à Igreja da Sé, a partir das 6h da manhã, quando os foliões se reúnem para saborear o tradicional munguzá antes da saída oficial do bloco às 8h.
Olinda vai se despedindo do Carnaval aos poucos, mas a festa segue com muita energia e tradição.