Publicado por: Secom, em: 12/03/20 às 22:07Olinda festeja 485 com bolo gigante, apresentações culturais e reforma de igreja
Coco, afoxé, frevo, brega… Na primeira Capital Brasileira da cultura, o aniversário não poderia ser comemorado de outra forma: com manifestações de todas as cores e sons. E assim fez Olinda, durante a tarde e noite desta quinta-feira (12), quando celebrou junto aos seus cidadãos o aniversário de 485 anos de fundação. A festa também teve direito a bolo de 485 quilos e a assinatura da Ordem de Serviço para a restauração da Igreja de São Pedro Apóstolo, conhecida como Matriz de São Pedro.
A comemoração começou no palco montado na Praça do Carmo com a apresentação dos tradicionais Ana Lúcia do Coco e Afoxé Alafin Oyó.
Após o segundo show, a cidade ganhou oficialmente o presente. O prefeito Lupércio Nascimento assinou a Ordem de Serviço para restauração da Igreja, que estava fechada há cinco anos.
“É um prazer sem tamanho comemorar esse aniversário de Olinda, uma cidade tão importante para o Brasil. Ainda mais podendo iniciar essa reforma na Matriz de São Pedro, que estava fechada há cinco anos. Vamos acompanhar esse trabalho de perto, que começa em abril e vai durar oito meses”, disse.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, estava presente e destacou a importância de se ter novamente um dos monumentos da cidade recebendo melhorias.
“Agradeço muito ao prefeito e a todos que proporcionaram essa reforma na Matriz. E ela ainda vem num dia muito especial. É um motivo a mais de festa”, destacou o religioso.
Em seguida, o tradicional ‘Parabéns pra você’, seguido de uma queima de fogos. Enquanto a população formava uma enorme fila para degustar o bolo, a família Chumbago começava sua apresentação. Malícia Champion e a Orquestra Henrique Dias finalizaram a noite festiva.