Notícias

Olinda inaugura a vigésima sala multifuncional para estudantes atípicos e superdotados

Cerca de 620 crianças já recebem o atendimento personalizado nas instituições

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 02/06/23 às 15:23

A Secretaria de Educação de Olinda inaugurou, na manhã desta sexta-feira (02.06), a vigésima Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), especializada em crianças atípicas e superdotadas. A entrega aconteceu no CMEI Antônio Ferreira Sobral, localizado na Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. Na rede municipal, 1367 estudantes são portadores de deficiência, e 620 alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos crianças já recebem o atendimento personalizado.

Uma das mais festejadas durante a solenidade de entrega da Sala de Recursos Multifuncionais foi a professora de atendimento educacional especializado (AEE), Ivaleide Barros, que tem percebido a evolução das crianças a cada dia. “A nossa missão é que essas crianças tenham um desenvolvimento pessoal e intelectual. Junto com a gestora da escola Mariângela sonhamos com essa sala que agora é de todos”, comemora.

Claudiana da Silva, mãe de Clarinha, de 5 anos, reconhece todo o trabalho desenvolvido no CMEI. “Aqui temos uma educação inclusiva já na primeira infância e por isso quero comemorar com todos vocês por minha filha ter começado a falar e pronunciar as cores”, disse.

As SRMs são espaços compostos por mobiliários, equipamentos e recursos pedagógicos e de acessibilidade visando maximizar as potencialidades e possibilidades de cada estudante. “A escola é o lugar para a criança ser feliz. Nesse processo de interação é que a gente se realiza enquanto educadores e educadoras. Desde 2017 na gestão do Professor Lupércio estamos trabalhando para dar suporte e ampliar esse atendimento”, afirmou Edilene Soares, secretária de Educação de Olinda.

A unidade de ensino de Olinda conta com escolas aptas a receberem crianças, adolescentes e adultos que apresentem alguma alteração no funcionamento cognitivo, neurológico ou comportamental. “O diagnóstico precoce ajuda demais, mas muito mais do que o diagnóstico é o acolhimento e resultado. Essas crianças estão tendo esse resultado graças ao trabalho de todos vocês”, acrescenta Mirella Almeida, secretária da Fazenda e Planejamento de Olinda.

“O nosso propósito é cada vez mais avançar cada dia para que a gente possa evoluir através da educação”, garante o prefeito Professor Lupércio.

Pular para o conteúdo