Notícias

Olinda inaugura centro de convivência e fortalecimento de vínculos no Varadouro

O público atendido pelo Centro terá cuidado especializado e atividades de lazer e cultura

Publicado por: Redação Secom, em: 26/04/22 às 10:56

Por Pattrícia Viviane

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugura, nesta quinta (28.04), às 16h, mais um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que vai funcionar na Rua 18A, no V8. Desta vez a comunidade beneficiada será a de Varadouro, V8, e todas as vizinhanças de Amaro Branco, Amparo, Bonsucesso, Carmo, Guadalupe, Monte e Santa Tereza. A nova casa tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. “Os esforços para manter e principalmente fortalecer o relacionamento com os pais e familiares desta comunidade e se outras casas de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do perfil da gestão do nosso Prefeito Prof. Lupércio. Queremos construir todos os dias uma nova história no Serviço Único da Assistência Social de Olinda”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Roberto Souza Silva.

O público atendido pelo Centro terá cuidado especializado e atividades de lazer e cultura. A casa oferecerá oficinas de Jiu jitsu, Muay Thay e percussão onde as crianças e adultos serão assistidas pelos professores, em parceria com a Secretaria de Esportes, além de outros voluntários da comunidade.

De acordo com a Secretária Executiva de Assistência Social, Rosely Chaves, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será ofertado de forma complementar ao trabalho social. “O espaço realizará atendimentos em grupo. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”.

Pular para o conteúdo