Publicado por: Secom, em: 02/03/20 às 14:43Olinda inaugura primeira escola de tempo integral de anos iniciais
Entrega acontece na próxima quarta (4), 9h, nos Bultrins
Por Pattricia Viviane
Mais uma Escola de Tempo Integral será entregue em Olinda. Trata-se da Dom João Crisóstomo, localizada na Rua Alto do Monte, nos Bultrins. A inauguração realizada pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude será nesta quarta-feira (4), 9h. A unidade de ensino é pioneira no atendimento às crianças de anos iniciais, do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental I, a partir do 6 anos. O espaço vai atender 215 pequenos.
Na matriz curricular, os estudantes irão ampliar o currículo básico (núcleo comum) do Ensino Fundamental I articulado com ações curriculares (parte diversificada), aliando teoria e prática, com atividades nos campos Educação Artística e Cultural, Ciência Tecnológica, Sustentabilidade e Cidadania, Práticas Esportivas, Promoção à Saúde e Música de forma articulada.
Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, e oficina de letramento (aulas reforço em matemática, português, leitura). As salas de aula funcionarão das 7h30 às 16h40. Sendo seu funcionamento integral e interligados pedagogicamente com nove aulas (cinco aulas pela manhã e quatro aulas de tarde), o que totaliza um período de 8 horas diárias e assegurando três refeições: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde garantindo melhores condições para o aprendizado.
“Atualmente, a rede municipal de Olinda conta com 73 unidades de ensino, sendo quatro escolas de tempo integral. Todos os dias, 1349 estudantes matriculados nelas tem a oportunidade integralmente de reforçar o aproveitamento escolar, autoestima e o sentimento de pertencimento à escola, à comunidade e ao entorno, incentivando o engajamento da comunidade no processo educacional para um processo de uma futura melhor”, disse o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza Silva.
Corpo Docente – Outro ponto forte da Unidade de Tempo Integral Dom João Crisóstomo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Todos os professores titulares do cargo e ocupantes de função-atividade são portadores de licenciatura plena e com experiência de, no mínimo, três anos no magistério público estadual.