Notícias

Olinda inicia formação de professores da educação infantil e básica em primeiros socorros

Município é o primeiro da Região Metropolitana a se adequar à Lei Lucas

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 10/08/22 às 15:20

Realizar uma massagem cardíaca, aferir os sinais vitais de crianças como a respiração e pulsação e até desengasgar e estancar sangramentos são alguns dos treinamentos que serão oferecidos aos professores da Rede Municipal de Olinda, nesta sexta-feira (12), no auditório da UniNassau do Shopping Patteo. A capacitação, que acontece no horário das 8h às 11h, terá como tema “Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes em Ambientes Escolares”, contando com a presença do prefeito Professor Lupércio. A ação acontece na semana em que se comemora o Dia do Estudante, em parceria da Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros. Olinda é a primeira cidade da Região Metropolitana a se adequar à Lei Lucas.

Durante a formação, os professores irão aprender técnicas de primeiros socorros a fim de evitar acidentes com as crianças no ambiente escolar. A Lei prevê que as escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. As instituições devem oferecer cursos que capacitem os professores e funcionários em noções básicas.

Para a secretária de Programa e Políticas Educacionais de Olinda, Leydjane Batista, esse é o momento de dar o pontapé inicial nessa Lei que protege ainda mais as crianças. “Vai ser importante para todos que trabalham na educação infantil e básica, por isso vamos fazer valer a Lei Lucas que irá capacitar todos os profissionais em primeiros socorros junto aos bombeiros. Nós somos o primeiro município que está implementando essa Lei nas escolas da Região Metropolitana”, explica.

Capacitação:
A Secretaria de Educação de Olinda, em compromisso com a garantia do acolhimento e cuidado na Educação Infantil, implementará a Lei no município, passando a adotar uma formação sistemática, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os profissionais irão instruir os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. A formação será ofertada às equipes das unidades de ensino que contam com turmas dos grupos I ao IV.

Lei Lucas:
A Lei Lucas surgiu em setembro de 2017, quando um aluno, de 10 anos, chamado Lucas Begalli, faleceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. Depois dessa fatalidade, surgiu um debate sobre a segurança e falta de capacitação em primeiros socorros dentro das escolas. No ano seguinte, em 2018, a Lei Lucas foi sancionada pelo então presidente Michel Temer.

Com informações de Analu Pereira

Pular para o conteúdo