Ouvir a matéria clicar no player
Teve início nesta quinta-feira (27) a Campanha de Intensificação da Vacinação contra o HPV, voltada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados em Olinda. A vacina, administrada em dose única, protege contra o Papilomavírus Humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível que pode causar sérios problemas de saúde.
O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos diferentes do vírus, alguns deles associados a doenças graves.
“O HPV é uma vacina relativamente nova, mas de extrema importância. Ela protege contra cânceres como o de colo do útero, anal e peniano, além de prevenir as verrugas genitais”, explica Clara Pires, coordenadora do PNI de Olinda. Ela reforça: “É fundamental que os jovens aproveitem essa oportunidade para se vacinar”.
Como se vacinar?
A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, das 8h às 16h, e no Shopping Patteo Olinda, das 9h às 16h. No total, são 60 pontos de imunização acessíveis ao público-alvo.
Para receber a vacina, não é necessário agendamento, sendo preciso apenas apresentar o cartão de vacinação.
A imunização contra o HPV é a maneira mais eficaz de prevenir esses tipos de câncer e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando aliada ao uso de preservativos, a vacina reduz significativamente o risco de contágio e protege contra complicações graves relacionadas ao vírus.