Publicado por: Redação Secom, em: 16/06/23 às 12:25Olinda lança projeto Patrimônio em Movimento
Iniciativa tem o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade com atividades participativas
A igreja do Amparo, fundada no século XVII, foi palco do lançamento do Projeto Patrimônio em Movimento, idealizado pela Prefeitura de Olinda com a coordenação da Secretaria Executiva de Patrimônio. O projeto nasceu com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade e prevê atividades educativas, interativas e participativas, envolvendo a população, incluindo estudantes, professores, moradores e visitantes, em uma jornada de descoberta e apreciação de sua história e identidade cultural.
O projeto irá circular em diversos prédios históricos e em locais abertos, tendo a cidade como cenário para atividades educativas sobre preservação patrimonial, apresentações culturais com artistas da cidade, além de painéis sobre a história e importância do patrimônio material e imaterial de Olinda.
A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito, Professor Lupércio, do Maestro Formiga, da Presidente do Instituto Geográfico Arqueológico de Pernambuco, Margarida Cantarelli e George Cabral, presidente do mesmo órgão no município, além de autoridades da gestão municipal.
A Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) deu o tom do evento com muito frevo, maracatu, caboclinho, samba e música erudita, incluindo duas composições inéditas do compositor italiano, Illio Volante, regida pelo Maestro olindense, Rogério Gonçalves.
Próximas Edições
As próximas edições do Patrimônio em Movimento acontecerão em 06 de agosto, no Seminário de Olinda; e no dia 30 do mesmo mês, no Cemo, dentro da programação de 40 anos do centro.