Ouvir a matéria clicar no player
Diante de um mundo em constante mudança é urgente preparar as crianças para o futuro. Para isso, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, lançou o Projeto Academia Socioemocional. A iniciativa reforça a educação socioemocional nas escolas municipais de tempo integral, com ações que buscam promover habilidades além do cognitivo, influenciando no desempenho acadêmico, social e emocional dos alunos. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (17), na Escola de Tempo Integral Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins.
A ação conta com a parceria com o Instituto Âncora, instituição que trabalha com as mais diferentes ferramentas e tecnologias, atuando no ensino infantil, fundamental, técnico e superior. Em Olinda, este trabalho será conduzido pela formadora Adriana Guimarães. Além dos professores da Lions, a abertura do projeto contou com profissionais que lecionam em outras unidades de Ensino Fundamental dos anos finais das Escolas de Tempo Integral do município que receberão o projeto, como Alberto Torres, Dirceu, Monsenhor Fabrício, Monte Castelo e Sagrado Coração de Jesus.
A aprendizagem socioemocional busca a melhoria dos resultados acadêmicos, auxiliando os alunos a desenvolver estratégias de autocontrole, melhorando as relações da escola com a comunidade, além de reduzir os conflitos entre os alunos e o bullying.
“O projeto visa fomentar o desenvolvimento humano em sua plenitude, promovendo a interdisciplinaridade e o crescimento integral dos estudantes, cultivando competências socioemocionais essenciais”, reforçou a coordenadora das Escolas de Tempo Integral de Olinda, Magda Gonçalves.