Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 22/11/23 às 16:46Olinda lançou, nesta quarta-feira, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
A equipe do SAFA é formada por coordenadora, assistente social e psicóloga
Por Analu Pereira
O prefeito Professor Lupércio lançou, na manhã desta quarta-feira (22), no Palácio dos Governadores, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SAFA), instituído pela Lei 6247/2022. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, já está preparada para possibilitar que famílias recebam crianças e adolescentes afastados do convívio biológico.
As Famílias Acolhedoras que forem selecionadas terão a chance de abrigar os menores de forma temporária de até 18 meses, até que os responsáveis de origem estejam aptos a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção. A equipe do SAFA é formada por coordenadora, assistente social e psicóloga.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andréa de Paula, explicou que Olinda já tinha a lei e faltava apenas a assinatura do prefeito Professor Lupércio para dar início a um serviço tão importante na nossa cidade, que é dar apoio e assistência às crianças e adolescentes que apresentem violação dos direitos instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É um serviço muito importante e ter essa parceria diária de toda equipe, sabendo dos desafios que vamos enfrentar, nos dá ainda mais força e disposição para fazer a diferença”, explicou.
“É com muita satisfação que estamos avançando na atenção e acolhimento das crianças e adolescentes que precisam dessa atenção”, declarou o prefeito Professor Lupércio.
Cláudia Souza, representante do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (SUAS), afirma que Olinda vem implantando esse serviço sem nenhum recurso estadual e federal, e por isso, queremos parabenizar pela iniciativa tão necessária. “Fiquei muito feliz no sentido de que a rede social essencial, lá na frente, estará ainda mais fortalecida”, disse.
Um dos critérios para ser Família Acolhedora é não estar inscrita no Sistema Nacional de Adoção. Para obter informações, os interessados podem comparecer à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada à Avenida Getúlio Vargas, 536, no Bairro Novo, ou podem enviar a solicitação para o e-mail acolhimentofamiliarolinda@gmail.com.
Participaram da cerimônia de lançamento representantes da Secretaria de Saúde de Olinda, Secretaria de Educação de Olinda, o Conselho Municipal de Assistência Social de Olinda (CMASO), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO), Diretoria da Proteção Social Básica (DPSB), Diretoria da Proteção Social Especial (DPSE), Conselhos Tutelares, Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (SUAS), Vara da Infância e Juventude, Ministério Público de Pernambuco e ONG Reaviva.