Publicado por: Secom, em: 17/02/20 às 12:13Olinda oferece esquemas especiais de serviços para o Carnaval 2020
No período de 20 a 26 de fevereiro, a cidade se veste de alegria para a maior festa de rua do mundo
A Prefeitura de Olinda montou esquemas especiais de serviços para oferecer o melhor para os foliões e toda a população durante o Carnaval 2020. No período de 20 a 26 de fevereiro, a cidade se veste de alegria para a maior festa de rua do mundo, contando com operações de saúde, trânsito, turismo, mobilidade, segurança, entre outros. Durante a temporada, um vasto time de profissionais vai atuar, dia e noite, trazendo tranquilidade e segurança para toda a população.
SEGURANÇA URBANA
Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento
O equipamento ficará instalado em frente à Prefeitura de Olinda, na Praça Monsenhor Fabrício, no Sítio Histórico. Além de realizar o monitoramento de imagens no perímetro, o ônibus de videomonitoramento vai servir como um dos pontos de achados e perdidos de objetos e documentos. A equipe que vai atuar, formada por guardas municipais, também poderá fazer registros (BO’s) dentro da base. O espaço vai operar como Delegacia Interativa 24 horas e, dependendo da ocorrência, vai redirecionar casos para a Polícia Civil. A Base funcionará com imagens geradas através de 16 (dezesseis) câmeras instaladas em diversos logradouros, conjuntamente com as imagens captadas por 09 (nove) câmeras acopladas.
Central de Videomonitoramento
Funcionará 24 horas por dia, realizando o acompanhamento de imagens geradas por 12 câmeras instaladas na principal área de acesso ao Sítio Histórico, no Varadouro.
Ampliação de Guarnições e Patrulhas
Um efetivo de cerca de 60 guardas municipais, por dia, vai reforçar a segurança na folia. Os agentes de segurança também vão se incorporar ao efetivo da Ciatur e desenvolver atividades de patrulhamento preventivo, a pé e com viaturas, no entorno da Cidade Alta e nos locais de maior concentração de foliões.
Perdidos e Achados
Os objetos e documentos extraviados e encontrados poderão ser entregues a qualquer Guarda Municipal ou Policial Militar de serviço; na Base Móvel de Monitoramento; no Posto de Apoio ao Turista (PAT), no Alto da Sé ou também na Secretaria de Segurança Urbana de Olinda, que fica na Avenida Santos Dumont, 177, no Varadouro, operando 24 horas por dia. O Setor de Perdidos e Achados vai atender as pessoas que tenham documentos ou pequenos pertences extraviados, pessoas envolvidas em acidentes de trânsito sem vítima, além de dano, furto e roubo, através da Delegacia Interativa. A medida contribuirá para desafogar o trabalho efetuado pela Polícia Civil. A consulta sobre documentos extraviados pode ser realizada por meio do telefone (81) 3429.2947, no site da Prefeitura de Olinda (www.olinda.pe.gov.br) e neste ano, através do WhatsApp 81 98979-0054.
Boletins de Ocorrência
Na Secretaria, também é possível registrar boletins de ocorrência (casos de furtos), já se for assalto ou outro tipo de crime, os guardas municipais irão orientar o folião a se dirigir até a Central de Flagrantes, que funcionará na Avenida Sigismundo Gonçalves, nº 234, no Carmo ou à Delegacia de Plantão do Varadouro, localizada na Avenida Olinda.
Patrulhamento aéreo com drones
Dois drones serão utilizados no patrulhamento aéreo, registrando imagens e repassando informações, via rádio, para as frações das forças conjuntas que estarão engajadas na operação Carnaval e que se encontram principalmente em patrulhas a pé.
Patrulhamento integrado com apoio da Ciatur
Efetivo da Guarda Municipal estará disposto de forma integrada, em patrulhas conjuntas com o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco (Ciatur e 1º. BPM).
Plataformas da CIATUR no Sítio Histórico
Serão instaladas 06 (seis) plataformas de 2 x 2m, pela Ciatur, no Sítio Histórico de Olinda. Confira os locais: Largo do Amparo, Quatro Cantos (em frente à Pousada Quatro Cantos), Largo do Bonfim, Esquina da Rua 27 de Janeiro com Rua Prudente de Morais, Praça Monsenhor Fabrício e Praça do Carmo.
Guardas Municipais Utilizarão novo EPI
Os guardas municipais estarão utilizando novos gorros para grandes eventos, na cor amarela e com proteção interna contra agressões por objetos contundentes, como garrafadas, pauladas, pedradas, etc. Os bonés possuem carapaça interna em polímero e espuma, tornando-o leve, mas com maior capacidade de proteção ao Guarda Municipal.
SAÚDE
Durante o Carnaval, o folião que precisar de atendimento de urgência e/ou emergência deverá se dirigir a um dos três locais:
– Policlínica João de Barros Barreto / Polo Avançado de Saúde – 24h
Serviços: Suturas, clínica médica, excesso de álcool e/ou drogas.
Endereço: Rua Dr. Justino Gonçalves, s/n, Carmo, Fone: (81) 3305.1129
– NTECI / Polo Avançado – 12h (7h às 19h)
Serviços: Suturas, clínica médica, excesso de álcool e/ou drogas.
Endereço: Rua 15 de Novembro, 184, Varadouro, Fone: (81) 3305-1072
– UPA do Tricentenário – 24h
Serviços: Suturas, Clínica Médica, Pediatria, Maternidade e Odontologia.
Endereço: Rua Farias Neves Sobrinho, 232, Bairro Novo
Fone: (81) 3305-1072
Ambulâncias nos polos
Durante a festa, ambulâncias estarão de prontidão, de maneira descentralizada, nos principais polos da folia.
Samu
Atuação do serviço de atenção móvel pré-hospitalar, com descentralização de viaturas em locais estratégicos. Entre os locais, as unidades estarão na Praça do Carmo e próximo a Prefeitura de Olinda.
Prevenção à DST/HIV/AIDS
– Ações de prevenção, com distribuição de 900 mil preservativos masculinos e 200 femininos. Orientação sobre o uso correto.
– Atuação de agentes redutores de danos, trabalhando em escalas dia e noite.
– Os profissionais estarão distribuídos em todos os polos
Vigilância Sanitária
Os profissionais vão atuar no controle da circulação de produtos de interesse à saúde (alimentos / gelo / bebidas artesanais / medicamentos e correlatos) e a oferta de serviços diversificados, cuja demanda aumenta de forma considerável no Carnaval.
Vigilância Epidemiológica
Os agentes vão atuar no monitoramento das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA); investigação e bloqueio vacinal de possíveis surtos e epidemias; notificação de doenças de notificação compulsória e investigação de óbito.
Vigilância Ambiental
Controle do Aedes aegypti e culex com a destruição de criatórios e aplicação de larvicida; supervisão e aplicação de raticida em locais estratégicos de foco de animação e concentração de lixo; controle de qualidade da água para consumo humano. Também será promovido um trabalho de educação em saúde no combate as arboviroses com arte educadores.
CONTROLE URBANO
A secretaria Executiva de Controle Urbano terá a permanência de 14 pontos de controle de acesso na Cidade Alta, para realizar o ordenamento dos ambulantes e segurança dos foliões no Carnaval 2020.
Troca de Vasilhames
Serão montados pontos de bloqueios fixos que farão as trocas de vasilhames de vidros, por garrafas de plásticos.
Patrulhas Móveis
Diversas patrulhas móveis vão atuar durante o Carnaval. Elas estarão localizadas na Praça João Alfredo; Avenida Liberdade; Rua Prudente de Moraes; Quatro Cantos; Praça Laura Nigro; Rua de São Bento; Rua Sete de Setembro; Rua 27 de Janeiro; Rua Treze de Maio.
Ordenamento do Comércio Informal
A Prefeitura de Olinda organizou um esquema especial de fiscalização para o Carnaval, com o objetivo de manter o ordenamento do comércio e possibilitar a mobilidade do público. Para isso, técnicos, fiscais e coordenadores estarão nas ruas durante todos os dias da folia de Momo.
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
Camarote da Acessibilidade
O Camarote da Acessibilidade vai funcionar no Carmo, na Avenida Liberdade, tradicional polo da folia carnavalesca. O espaço já se consolidou como um dos mais alegres do Reinado de Momo e novamente recebeu um expressivo número de interessados. As pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade se cadastram e apresentaram documentos como RG, CPF, atestado com o tipo de deficiência – quando for o caso-, e comprovante de residência. A participação é totalmente gratuita.
CEAM na Folia
Um espaço dedicado e reservado para acolher mulheres vítimas de todos os tipos de violência será montado no Carmo, por trás do Camarote da Acessibilidade . Contará com equipe completa de apoio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon e atenderá do sábado de Carnaval até a terça-feira, sempre das 10h às 22h.
Espaço de Proteção
A unidade vai funcionar no Clube Atlântico, localizado na Avenida Sigismundo Gonçalves, no Carmo. O funcionamento será do sábado de Carnaval, até a terça-feira, sempre das 10h às 22h. A finalidade é de promover ações de prevenção, proteção social e garantia de direitos humanos às crianças e adolescentes que estejam vivenciando situações de trabalho infantil, principalmente os filhos de barraqueiros. O trabalho também é voltado a coibir o abuso e exploração sexual, bem como potencializar a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Os meninos e meninas terão refeições como almoço e jantar, além de lanches. O espaço contará, ainda, com cuidadores, sala de vídeo e atividades lúdicas.
Ações de assistência
As equipes vão atuar na abordagem e identificação de crianças e adolescentes encontradas em situação de trabalho, sensibilizando os seus pais e/ou responsáveis; Realização de cadastros das crianças e adolescentes abordadas; Identificação dos familiares e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes, para responsabilização e retorno às suas casas, ou encaminhamento para o Espaço de Proteção ou, ainda, para as unidades de acolhimento mantidas pela Prefeitura de Olinda, quando necessário.
Pulseiras de identificação para crianças
As crianças que brincarem com os pais no Sítio Histórico de Olinda receberão pulseiras de identificação, onde será anotado o nome do menor, do responsável e telefone. A medida já vem sendo aplicada durante as prévias carnavalescas na cidade. As equipes da executiva de Assistência Social abordam as famílias para explicar a importância da identificação pela Patrulha da Prevenção.
INFRAESTRUTURA
Operação de Manutenção
Um esquema especial de limpeza e serviços públicos vai atender as demandas geradas pelo Carnaval. Para os dias de folia, o trabalho será realizado por um efetivo ampliado de garis. Entre os destaques está a utilização de uma máquina varredeira mecânica, gerando mais agilidade.
Efetivo:
300 garis
30 caminhões
02 caixas compactadoras estacionárias
06 caminhões-pipa para lavagem diária das ruas
Infraestrutura
– Instalação de cerca de 200 banheiros químicos convencionais
– O Carnaval de Olinda vai contar com módulos sanitários, instalados em containers, oferecendo cabines mais espaçosas para a utilização com comodidade e higiene.
Iluminação
Instalação de refletores em diversos pontos do Sítio Histórico, reforçando a iluminação e a segurança.
Proteção do Patrimônio
Instalação de cerca de dois mil metros de tapumes para proteção de igrejas, monumentos, prédios públicos e praças.
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Catadores de recicláveis
Um grupo de aproximadamente 800 catadores estará nas ruas, todos os dias da folia, fazendo o recolhimento de material reciclável. Além de camisa e equipamento de proteção individual, receberão café da manhã e lanche. Dois pontos de apoio e para a venda do material serão montados pela Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental. Um nos chalés do Carmo e o outro no antigo Cine Duarte Coelho, no Varadouro.
DEFESA CIVIL
Plantão – A Defesa Civil de Olinda poderá ser acionada pela população, 24 horas por dia, durante todos os dias do Carnaval 2020. A ligação é gratuita, por meio do 0800.281.2112. As equipes além de trabalhar na colocação de lonas e podação de árvores, vão vistoriar a manutenção dos tapumes. A Defesa Civil também vai atuar em conjunto com a Secretaria de Saúde e Controle Urbano na fiscalização de barracas para evitar possíveis riscos de acidentes.
PATRIMÔNIO, CULTURA E TURISMO
Atendimento Turístico
Casa do Turista (Quatro Cantos) e Receptivo Turístico (Carmo).
Pesquisa do Carnaval
Principais polos e ruas do sítio histórico
Decoração aérea
Oito ruas e cinco painéis – 12 mil metros quadrados
1.493.016 bandeirinhas e fitas metálicas.
Receptivo Turístico
Recepção de autoridades, parceiros e representantes de municípios associados na Astur, ofertando com apresentações culturais.
Central do Carnaval
Localizada na antiga sede da Ciatur, no Carmo, vai atuar com a coordenação e monitoramento de todos os polos.
TRÂNSITO E MOBILIDADE
Pontos de Bloqueio
– FIXOS
Serão montados 29 pontos de bloqueio fixos
Nesses casos, a vias serão fechadas com blocos de concreto.
A interrupção tem início na sexta-feira, 21/02, a partir das 12h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas, 26/02, também a partir do meio-dia.
– MÓVEIS
Serão montados 10 pontos de bloqueio móveis:
Monitoramento – Ponta de Lança (Marinha
Varadouro
Carmo
Rua Farias Neves Sobrinho
PE-15 (Agulha Girador)
Avenida Presidente Kennedy
Rua José Ramalho
Rua do Sol (Peixaria)
Estrada do Bonsucesso
A interrupção tem início na sexta-feira, 21/02, a partir das 14h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas, 26/02, também a partir das 14h.
Câmeras de Acompanhamento do Trânsito
– Câmeras de vídeo vão monitorar, em tempo real, o fluxo de veículos da cidade. Os equipamentos vão possibilitar o controle das entradas e saídas nos principais corredores, permitindo um atendimento com maior agilidade.
Estacionamento Legal:
– Centro de Convenções de Olinda
– Shopping Pateto
Pontos de Táxi:
Para garantir a locomoção da população, três pontos de táxi especiais estarão disponíveis, possibilitando o embarque e desembarque ainda mais perto da folia.
– Av. Presidente Kennedy
– Carmo
– Rua do Sol
Motoristas de Aplicativos
– Veículos poderão ter acesso pela Avenida Olinda e realizar o retorno no posto de combustíveis, localizado no Varadouro.
– Ponto de embarque e desembarque no trevo, em frente ao Hotel Colonial.
Circulação
Bloqueio da Marinha:
Ampliando a mobilidade para sexta-feira, este ponto de bloqueio ficará aberto até as 23h, garantindo a volta para casa.
Rotas Alternativas:
- Os veículos que seguem para o litoral norte deveram seguir pela PE-01 e PE-15;
- Os veículos que seguem para o litoral Sul deveram seguir pela Av. Getúlio Vargas/ Carlos de Lima Cavalcanti / Bultrins / PE-15 (sentido Recife);
Trânsito
Para garantir a segurança dos pedestres, serão implantados gradis na Avenida Presidente Kennedy, no trecho entre a Rua 15 de novembro até a Travessa do Piza.
Adesivagem
Foram confeccionados adesivos para garantir a mobilidade dos moradores, dos serviços, do abastecimento e adesivos especiais para atender as autoridades e artistas. As peças contam com QR CODE, aumentando o nível de segurança
Efetivo de profissionais
Para garantir um Carnaval mais seguro e com fluidez para pedestres e veículos, os agentes de trânsito estarão nas ruas durante todos os dias da folia. A infraestrutura também inclui sinalização vertical e horizontal, incluindo cavaletes, cones e fitas. Em caso de irregularidades e infrações, caminhões guincho vão garantir a liberação de vias.
Confira o efetivo:
– Agentes de Trânsito: 80
– Funcionários: 30
– Auxiliares (Contratados): 300
– Motos: 07
– Viaturas: 07
– Guinchos: 02
Linhas do Expresso da Folia:
1 – Shopping Recife (Av. Olinda)
2 – Shopping Rio Mar (Av. Olinda)
3 – Shopping Plaza (Tv. do Piza)
4 – Circular do Frevo (Trav. do Piza)
5 – Shopping Camará (Trav. do Piza)
6 – Shopping Tacaruna (Tv. do Piza)
7 – Estacionamento Legal (Av. Pres. Kennedy)
8 – Shopping Patteo Olinda (Pça. 12 de março)
9 – Shopping North Way (Pça. 12 de março)
COMUNICAÇÃO
- Site do Carnaval
No site do Carnaval de Olinda, no endereço www.carnaval.olinda.pe.gov.br, estarão todas as informações referentes à programação, serviço e toda agenda da festa.
- Sala de Imprensa
Uma sala de imprensa com computadores e acesso à internet estará disponível para os veículos de comunicação que estiverem realizando a cobertura do Carnaval 2020. O espaço vai funcionar na Secretaria de Comunicação, localizada na Rua Dez de Novembro, 73, no Carmo.
- Cobertura
A equipe de Comunicação da Prefeitura de Olinda vai atuar durante todos os dias da folia, produzindo a transmissão ao vivo, cobertura jornalística e fotográfica, além do acompanhamento de cada passo da festa nas redes sociais.