Notícias

Olinda oferta atendimento de diagnóstico e tratamento da tuberculose

Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicado por: Redação Secom, em: 24/03/21 às 11:14

Em Olinda, o atendimento para a tuberculose é feito no Centro de Referência para Tuberculose, localizado na Policlínica João de Barros Barreto, no Carmo. A demanda é espontânea e funciona na terça e quarta-feira, das 8h às 12h, através de consulta médica pneumologista pediátrica e adulta, respectivamente.

A coleta de pesquisa de bk ou teste rápido é realizada de segunda a sexta-feira, pela manhã, na Policlínica João de Barros Barreto. Já na Policlínica São Benedito, a equipe do programa faz acompanhamento, exames, teste de PPD (exame) e medicação de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

A coordenadora do programa de tuberculose de Olinda, Deisiany Karla, faz uma alerta. “A tuberculose é uma doença contagiosa, podendo até matar se não for tratada adequadamente. Se você tem sintoma de tosse, febre no final do dia, perda de peso, sudorese, procure uma de nossas unidades para fazer o teste, pois a luta contra a tuberculose é de todos nós. A base está em educar nossa população, pois a tuberculose tem cura”.

Todas as 58 equipes de saúde fazem atendimentos, exames, diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com sintomas respiratórios, bem como em todas as policlínicas.

DATA
A luta contra à doença foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (Union) em alusão ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou bacilo de Koch, pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.

Pular para o conteúdo