Publicado por: Redação Secom, em: 08/04/22 às 11:56Olinda oferta serviços para crianças do espectro autista na Vila Olímpica
Iniciativa é pioneira no município
A Prefeitura de Olinda vai lançar mais um projeto pioneiro para garantir saúde e qualidade de vida para crianças com autismo. Trata-se do Núcleo Infantil de Integração, que começa as atividades no próximo dia 18 com uma série de serviços para crianças com Transtorno do Espectro Autista, com idade entre dois e sete anos, na Vila Olímpica, de Rio Doce.
Essas atividades são integradas às aulas de natação, já oferecidas para esse público desde 2017 e que sofreu uma interrupção por conta da pandemia, mas foram retomadas em novembro do ano passado. O trabalho é coordenado pela Secretaria Executiva de Esportes, integrado com a Saúde, Comunicação e o Espaço Acolher.
Serão oferecidos tratamentos e cuidados na parte clínica e física. Na primeira, os beneficiados têm à disposição fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Na parte física, aulas de caratê e judô. Além deles, haverá uma sala de motricidade, com atividades de equilíbrio e coordenação motora fina. O atendimento com nutricionista é o único que terá público ampliado, até os 18 anos.
A apresentação do projeto está marcada para a próxima segunda-feira (11.04). As inscrições acontecem na terça (12) e quarta (13), na Vila Olímpica, nos seguintes horários: 8h às 11h e 14h às 17h, com o limite de 80 vagas. Atenção para a documentação necessária: cópia do comprovante de residência em Olinda, certidão nascimento ou RG da criança, RG e CPF dos pais, laudo médico comprovando a necessidade do tratamento e carteira do SUS.