Notícias

Olinda passa a contar com infectologista pediátrica

Especialidade é inédita na rede de saúde do município

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 10/02/21 às 14:35

 

Um reforço inédito na rede de saúde de Olinda. Trata-se da médica infectologista pediátrica, Diana Novaes, contratada por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Olinda e a internacional Organização Não Governamental (ONG) AIDS Healthcare Foudation (AHF).

Essa especialidade da medicina é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de ordem infecciosa como HIV e outras sexualmente transmissíveis. O foco e ramo de estudo são voltados para bebês, crianças e adolescentes menores de 14 anos, expostas e ou contaminadas com o vírus HIV.

O atendimento é realizado toda terça-feira, das 14h à 17h, na sala do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo.

O fluxo de atendimento é de forma espontânea. Porém, o paciente deverá passar por uma triagem de avaliação pela equipe de enfermagem do CTA, em seguida será agendada uma consulta com a infectologista.

A coordenadora das IST/Aids, Rebecka Barboza, destaca a importância da parceria. “Com a vinda da ONG, o CTA/SAE recebeu mais 147 pacientes, antes em abandono ou fazendo o tratamento em outros municípios. Agora temos a oportunidade de acompanhar nossas crianças e adolescentes com o foco de ampliar o acesso da população que precisa desse atendimento no município”, pontuou.

Pular para o conteúdo