Publicado por: Secom, em: 04/12/19 às 12:47Olinda promove a 11ª edição do projeto Saúde nos Terreiros
A ação voltada à saúde dos terreiros é a última deste ano
Na manhã desta quarta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Olinda realizou a 11ª edição do projeto Saúde nos Terreiros. A ação aconteceu no terreiro de Pai Zé de Oxum, Ilê Axé Oxum Agemu, na comunidade de Caixa D’Água. O evento é uma estratégia da promoção à saúde, integralidade e prevenção ao cuidado integral à saúde da população negra.
Pai Zé, como é conhecido, destacou a relevância do evento. “É muito importante essa ação da prefeitura para toda a comunidade. É uma oportunidade dos moradores cuidarem de sua saúde, e quebrar esse preconceito que algumas pessoas têm em relação a terreiros”, disse.
A cuidadora de idosos, Djanice Gomes, estava no local e garantiu a sua vaga nos serviços ofertados. “Muitas pessoas não vão ao posto de saúde como deveria, e essa ação serviu para esse público. É uma chance de colocar a saúde em dia. Essa iniciativa foi ótima”, ressaltou.
No local foram oferecidos diversos serviços, como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV/Sífilis, exame de citologia, avaliação nutricional, práticas integrativas, vacinação, palestras e ações contra arboviroses, além de mamografia de rastreamento (mulheres de 50 a 69 anos).
A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra, Carmem Cavalcanti, reforçou a importância da ação na quebra dos preconceitos. “Infelizmente grande parte da população tem certo tipo de preconceito com as religiões afro-brasileiras. Essa ação serve para aproximar o terreiro junto à unidade de saúde”, afirma.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, o evento ainda ofertou orientações acerca de CadÚnico e emissão da carteira de livre acesso para idosos e pessoas com deficiência.