Ouvir a matéria clicar no player
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (24), um seminário voltado ao cuidado com a saúde da pessoa idosa. O encontro aconteceu no auditório do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, no bairro do Varadouro, e reuniu aproximadamente 20 profissionais da Atenção Básica para discutir a implantação do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional (IVCF-20).
Voltado para enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, o seminário foi direcionado a representantes que participarão da aplicação do IVCF-20 — um formulário clínico que permite avaliar o perfil funcional dos idosos atendidos nas comunidades.
Profissionais destacam importância da iniciativa
O diretor de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde de Olinda, Diego Ramalho, destacou que a atividade representa o início de um trabalho mais atento às necessidades da população idosa. Segundo ele, o formulário IVCF-20 será incorporado à rotina das equipes da atenção básica.
“A partir de hoje, esse formulário será inserido nas dinâmicas de atividades da rede de atenção básica do município. Iniciamos com a formação de 20 profissionais da saúde, enquanto projeto-piloto, e posteriormente, vamos ampliá-lo para toda a rede básica”, explicou.
Para os profissionais que atuam diretamente com o público idoso nas unidades de saúde, o seminário representa uma oportunidade de aprimorar o cuidado e sistematizar os atendimentos.
A enfermeira Andreia Ribeiro, que atua em uma Unidade de Saúde da Família do município, ressaltou a importância do conteúdo abordado.
“O seminário está sendo importante para que a gente possa aprender um pouco mais sobre o idoso, entender como nortear os tratamentos, como nortear a busca por esse público da pessoa idosa, e direcionar o nosso tratamento com os idosos de uma forma mais sistematizada, pois este é um público que realmente precisa de maior atenção”, afirmou.
A palestra do encontro foi conduzida por Alisson dos Anjos, gerente de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Saúde. Biólogo, doutor, mestre e sanitarista, Alisson compartilhou experiências sobre a importância da ferramenta na construção de um cuidado mais efetivo e humanizado.
O IVCF-20 é um instrumento de triagem que identifica o grau de vulnerabilidade do idoso, considerando aspectos físicos, cognitivos e sociais. A sua aplicação ajuda a direcionar ações mais adequadas dentro da rede de atenção à saúde.
A iniciativa é coordenada pela Coordenação da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde de Olinda e faz parte do esforço contínuo da gestão em qualificar o atendimento à população idosa, promovendo um envelhecimento mais saudável e com dignidade.