Notícias

Olinda realiza mutirão de recadastramento e atualização do CadÚnico e Bolsa Família, em Rio Doce

Na cidade foram identificados mais de 12 mil usuários que estão com o cadastro desatualizado

Publicado por: Redação da Secom, em: 27/02/21 às 14:22

Na manhã deste sábado (27.02), a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSDH), realizou mutirão de atualização e cadastramento do CadÚnico e Bolsa Família. O objetivo é garantir a proteção social, através da inserção de novos usuários no Cadastro Único, e também evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos dos beneficiários dos programas sociais.

A ação aconteceu das 08h às 13h, na Escola Polivalente, na Terceira Etapa de Rio Doce. Para evitar aglomerações, os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS IX) realizaram por telefone os agendamentos prévios dos beneficiários ao longo da semana, atuando também por demanda espontânea. No local, o serviço seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, através do uso obrigatório de máscaras, distanciamento físico e uso de álcool em gel.

Atendimento do mutirão de atualização do CadÚnico e Bolsa Família, na Escola Polivalente em Rio Doce – Olinda. Foto: Sandro Barros / Prefeitura de Olinda

Por determinação do Governo Federal, o cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos e o prazo para validação da inscrição termina no dia 31 de março. Na cidade foram identificados mais de 12 mil usuários que estão com o cadastro desatualizado por um período superior a 25 meses. Vale ressaltar que novos cadastros podem ser realizados durante o ano todo em qualquer CRAS do município. Neste período de pandemia, as unidades estão funcionando de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 13h.

A coordenadora do CRAS IV, Juliane Camilo, aponta uma demanda crescente pelos serviços de assistência no equipamento, potencializada principalmente pelo atual cenário de pandemia. “A Secretaria percebeu um aumento da demanda de usuários, com pedidos de inserção no CadÚnico, a porta de entrada dos programas sociais. O mutirão vem para dar vazão a essa demanda crescente”, afirma a coordenadora.

Em Olinda, mais de 36 mil famílias são beneficiárias do programa Bolsa Família, número equivalente a cerca de 10% da população do município. A diretora de Proteção Social Básica, Nívea Macedo, destaca a importância da atualização do CadÚnico.

“A atualização do CadÚnico é importante para evitar o bloqueio ou a perda dos benefícios. Durante todo o ano, os nossos CRAS realizam atualizações e novos cadastros. Não deixar para última hora é sempre a melhor solução”, ressaltou Nívea.

Lívia Álvaro, secretária da SDSDH, ressalta a necessidade de acelerar os atendimentos à população. “Diante da proximidade do prazo final para o recadastramento e atualização do CadÚnico e Bolsa Família, o mutirão se caracteriza enquanto uma estratégia para otimizar o atendimento aos usuários, promovendo maior celeridade e, consequentemente, buscando garantir proteção social aos cidadãos, ao encontro do fortalecimento contínuo da política de assistência social no nosso município”, enfatiza.

Pular para o conteúdo