Ouvir a matéria clicar no player
O Seminário Municipal sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi realizado na manhã desta sexta-feira (24.05) em Olinda, reunindo pessoas e instituições que atuam na área. Como forma de fortalecer e integrar ainda mais as políticas públicas, a atividade, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, faz parte de uma programação que está acontecendo durante todo o mês de maio.
O secretário da pasta, Odin Neves, esteve acompanhando o evento ao lado da secretária executiva de Assistência Social, Mônica Ribeiro. “Esse trabalho é constante e precisa envolver toda comunidade. A maioria dos casos acontece dentro dos lares, por isso é preciso ficar atento e denunciar”, explicou Mônica.
Os gestores falaram sobre os caminhos para fazer as denúncias. Além de procurar o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) ou o Conselho Tutelar, as pessoas podem ligar gratuitamente pelo Disque 100. Ele funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada (nas situações de crianças e adolescentes), no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.
Durante o mês várias ações estão sendo realizadas. Desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (através das Diretorias de Proteção Social Básica e Especial) em parceria com as equipes de Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).