Espetáculo acontece na Praça do Carmo, de 18 a 21 de abril

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Texto: Suzyanne Freitas

A cidade de Olinda é o novo palco da tradicional Paixão de Cristo de José Pimentel. O espetáculo será celebrado na Praça do Carmo, no Sítio Histórico, de 18 a 21 de abril, a partir das 20h, com apoio da Prefeitura. O acesso é gratuito. O evento irá reunir 80 atores e 100 figurantes. Haverá ainda um aparato técnico de 60 profissionais. O drama da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo foi interpretado por Pimentel por mais de 40 anos. O diretor e ator morreu, no dia 14 de agosto de 2018, aos 84 anos.

No elenco principal da peça, Hemerson Moura: Jesus, Stella Maris Saldanha: Maria, Gabriela Quental: Maria Madalena, Daniela Câmara: Verônica, Moisés Neto: Pilatos, Luciano Lucas: Herodes e Will Menezes: Judas.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, iniciou a fala agradecendo destacando que a cidade logo aderiu à ideia de acolher o espetáculo. “Olinda está de braços abertos. Como gestor do município posso dizer que estamos honrados enquanto olindenses. Por isso, vamos nos empenhar ao máximo para promover essa grande peça que retrata a história de Jesus”, afirmou.

José Pimentel terá a sua montagem preservada e relida, mas com a concepção cênica e personalidade do diretor José Francisco Filho, decano de Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e amigo de Pimentel. Agora parceiro de sua filha Lílian Pimentel.

“Agradeço demais a Cidade Patrimônio pela forma do acolhimento que me transmitiu, principalmente em receber o saudoso José Pimentel. O cenário será de várias formas e diferenciado por usar como plano de fundo a Igreja do Carmo. Não tenho dúvidas de que será um espetáculo muito bonito. É um novo ciclo, posso dizer”, expressou a filha do falecido, Lílian Pimentel.

Os produtores do espetáculo instalarão um palco de 48 metros, dois telões e mil cadeiras para acomodação do público. “Vale ressaltar, que toda estrutura cênica também será readequada, o que antes contávamos com um palco de 12x6m, esse ano será de 18x9m”, disse o cenógrafo Angelis Nadelli.

O secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, João Luiz, disse estar preparado para sediar e receber todos para a Paixão de Cristo do autor que vive até hoje nos corações. “Sentíamos falta de um espetáculo desse porte. Ter a oportunidade de trabalhar em parceria com a Paixão de Cristo é de muita alegria, principalmente para chamar os olindenses e demais públicos para a nossa casa”, afirmou.

A assistência de direção será de Ricardo Vendramini, a produção de Lílian Pimentel e Mísia Coutinho, e o cenário de Otávio Catanho e Angelis Nadelli.

Notícia rápida

Categorias