Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda anunciou, nesta segunda-feira (24), um conjunto de medidas de segurança para garantir a proteção e o bem-estar dos foliões durante o Carnaval 2025, a maior e mais tradicional festa de rua do país. Com o aumento do número de visitantes e o crescimento das festividades, a cidade se prepara para oferecer uma experiência segura e tranquila a todos, desde os moradores locais até os turistas.

De acordo com a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, a segurança será intensificada em toda a cidade, com um esquema integrado entre diferentes forças de segurança pública, incluindo a Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e agentes de segurança privada. “A gestão reforça o compromisso com o bem-estar de todos os participantes, promovendo uma festa de paz, tranquilidade e muita alegria, para pessoas de todas as idades” destacou. O efetivo da Guarda Civil Municipal atuará de forma integrada com a Polícia Militar e demais órgãos da gestão municipal e estadual para reforçar a segurança de todos.

Delegacia Interativa de Perdidos e Achados
Já bastante exitosa nas últimas edições da folia de Momo, a Delegacia Interativa de Perdidos e Achados funcionará, 24 horas por di,a entre a quinta-feira (27) e a Quarta de Cinzas (5), na sede da Secretaria de Segurança Cidadã (Guarda Municipal), localizada na Av. Santos Dumont n° 177 – lado B (ao lado da Secretaria de Fazenda e Administração).

No local, poderão ser recebidos documentos e objetos encontrados, além da confecção de Boletins de Ocorrência virtuais pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Monitoramento e Segurança Reforçada
Serão instaladas 122 câmeras de segurança, instaladas em parceria com o grupo Preserve Liserve e Lideri Telecom. Como inovação, 35 totens, além de imagens, disponibilizarão internet wi-fi gratuita para os foliões. Já os drones vão operar em três pontos estratégicos para ampliar o videomonitoramento da folia. Sede da Guarda Municipal, no Varadouro; e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Carmo, vão operar como sala de monitoramento. Vale lembrar, que 25 câmeras vão dispor de reconhecimento facial, ampliando ainda mais a sensação de segurança.

As imagens serão compartilhadas em tempo real com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o Centro Integrado de Defesa Social (CIODS) e a sede da Ciatur.Para além deste quantitativo, 10 câmeras adicionais serão posicionadas nos principais pontos do Sítio Histórico, garantindo mais segurança durante a folia.

Pela primeira vez, a SDS realizará um planejamento conjunto para a operação de drones em três pontos fixos, com transmissão ao vivo via Wi-Fi para o CICCR, a sede da SESC e a SMOB. Os locais de operação serão: em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, em frente à Prefeitura e no Alto da Sé.

Ações de Segurança
O plano de segurança para o Carnaval de Olinda 2025 será implementado de forma estratégica, priorizando os principais polos de folia, como o Sítio Histórico, a Avenida Liberdade, Rua de Sâo Bento, Rua Prudente de Morais, Rua Treze de Maio, Bernardo Vieira, Largo do Amparo, e os principais corredores que concentram grande parte das atrações e blocos de rua.

Notícia rápida

Categorias